A professora Gisela Maria Zanin é uma das dez pesquisadoras brasileiras mais produtivas do Brasil. Ela foi uma das escolhidas da quinta edição do Prêmio Scopus Brasil, promovido pela Editora Elsevier, com o apoio da Capes/ MEC. A cerimônia de entrega será realizada no dia 10 de novembro, a partir das 19 horas, no Edifício Sede da Capes, em Brasília.

Este ano, o Prêmio está homenageando dez mulheres cientistas que contribuem para o desenvolvimento do País. As vencedoras foram selecionadas de acordo com sua produção científica, traduzida pelo número de artigos publicados e indexados na base SciVerse Scopus, pelo número de citações feitas por outros pesquisadores, pelo índice h – que analisa o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados –, e pelo número de orientados de cada pesquisadora, de acordo com Currículo Lattes.

O Prêmio Scopus acontece também em outros países da América Latina, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas.

Trajetória acadêmica

Gisella Zanin foi aluna da primeira turma do curso de Engenharia Química na UEM. Formou-se em1976 e logo foi contratada como professora do curso de Engenharia Química. Possui mestrado (1982) e doutorado (1989) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas.

Sua produção acadêmica inclui 70 artigos completos publicados em periódicos, 87 trabalhos completos publicados em anais de congressos, 194 resumos publicados em anais de congressos, um livro e duas capítulos de livros. Seus orientados que já concluíram seus trabalhos somam 120, sendo 12 de doutorado, 25 de mestrado, 5 de especialização, 23 trabalhos de conclusão de curso e 55 de iniciação científica. Atualmente, ela tem quatro doutorandos, com seus trabalhos em andamento.