Remoção e revitalização do Beco da Esperança na cidade de Araçatuba-SP: proposta de manejo sustentado de uso do espaço”. Sob esse título, o acadêmico de Geografia da UEM, Hugo Santana Casteletto, estuda a iniciativa da Prefeitura de Araçatuba em revitalizar uma área verde da cidade e transferir 38 famílias que viviam no local para o Condomínio Vitória.

O estudante de 22 anos soube do projeto em dezembro do ano passado, por meio do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Carlos Farias de Souza e viu que vinha ao encontro à área de pesquisa de sua escolha.

“Meu interesse partiu de um trabalho já bem desenvolvido em Araçatuba aliado à área em que pretendo atuar, o Planejamento Ambiental, onde trabalhamos de forma sistêmica os modos de uso de manejo do espaço”, afirma. Além disso, Casteletto enfatiza no trabalho os aspectos legais que levaram à remoção das famílias e que, por meio de questionários, pesquisou a melhoria na qualidade de vida e satisfação das pessoas.

O acadêmico ressalta que o objetivo do estudo é analisar e compreender as formas viáveis de uso e manejo do solo, não apenas em áreas urbanas, mas também em áreas verdes. “Para isso, observamos todo o processo e sistematizamos no trabalho, através de métodos da Geografia Humana, observações, conversas, leitura dos projetos e principalmente questionários, que serviram de base para sabermos o que estão sentindo essas pessoas após a remoção”.

Orientado pelo professor Edison Fortes, o bacharelando está no último semestre da graduação. Ele entrega o TCC concluído ao orientador nesta semana e espera definição de data para defender o trabalho para a Banca Examinadora. Casteletto atualmente mora em Maringá, mas nasceu e foi criado em Araçatuba. “Me empenhei bastante para poder apresentar um trabalho digno da minha cidade de origem”, afirma.