A professora Evanilde Benedito assessora da cooperação internacional da UEM, representou recentemente a Reitoria no 47º Fórum Nacional de Reitores da Associação dos Reitores das Universidades Brasileiras Estaduais e Municipais (Abruem), na cidade de Montes Claros – MG, no final de outubro, tendo como tema principal “Mobilidade Acadêmica”.

O objetivo principal foi discutir com Pró-Reitores, Assessores, Coordenadores e/ou responsáveis pelos Assuntos Internacionais de cada universidade a elaboração de um documento contendo propostas e metas da mobilidade acadêmica interna - entre as associadas da Abruem, e externa - com outras IES brasileiras e internacionais. O professor Cássio David da Silva, responsável pela mobilidade acadêmica internacional a acompanhou para apoiar as discussões realizadas.

A professora Evanilde também participou da reunião do Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras - Região Sul (Faubai), que este ano foi coordenado pela Univali - Universidade do Vale do Itajaí, em Itajaí - SC, entre os dias 4 e 5 deste mês.

Foram discutidos temas como a Avaliação da Gestão Universitária Internacional, Parcerias interinstitucionais, Políticas de Internacionalização nos Planos de Desenvolvimento Institucionais das Universidades Brasileiras, Internacionalização das IES no Desenvolvimento Regional, além de reuniões de trabalho onde foram definidas propostas para o Faubai Nacional de 2011.