O Departamento de Estatística da UEM promove o curso Geoestatística Aplicada de 25 a 27 deste mês, no bloco F-67, sala 110. Segundo seu coordenador, Carlos Aparecido dos Santos, “Geoestatística é um ramo da estatística que une o conceito de variáveis aleatórias com o conceito de variáveis regionalizadas, gerando um novo conceito de funções aleatórias, que são posteriormente processadas por aplicativos computacionais. Em várias áreas das Ciências da Terra, as variáveis não apresentam um padrão de distribuição requerido pela estatística clássica como normalidade e independência dos dados. Os modelos da estatística clássica estão geralmente voltados para a verificação da distribuição de freqüência dos dados, enquanto a geoestatística incorpora a interpretação da distribuição estatística, com a correlação espacial das amostras. Este aspecto da geoestatística está intimamente associado com a distribuição estatística dos dados no espaço. Assim, os métodos geoestatísticos fornecem um conjunto de ferramentas para a análise  de com estruturação espacial, estabelecendo, desse modo, uma função de correlação espacial. Esta função representa a base da estimativa da variabilidade espacial em geoestatística”.

As aulas serão ministradas pelo professor Miguel Opazo, da Unioeste. Graduado em Estatística pela Universidade Nacional Maior de San Marcos, Lima-Peru, é mestre em Estatística pela Unicamp e doutor em Estatística pela USP. Tem experiência nas áreas de Métodos Estatísticos e Estatística Espacial. Participa como avaliador institucional e de curso do INEP-MEC. Consultor Ad Hoc de orgãos de fomentos e revistas científicas. Coordena e participa de projetos de pesquisas científicas, financiados por órgãos de fomentos (CNPq, Fundação Araucária, Finep, PNDU).

As inscrições devem ser feitas até segunda-feira (22), na secretaria do DES, bloco F-67, a uma taxa de R$ 15 para acadêmicos e de R$ 30 para os demais. Outras informações pelo fone 3011-4338 ou e-mail sec-des@uem.br.