A Orquestra de Flautas da Universidade Estadual de Maringá, que iniciou suas atividades em setembro de 2009, realiza um concerto na Oficina de Teatro da UEM, no dia 26 deste mês, a partir das 20h30, com entrada franca. Sob coordenação do professor Bernhard Fuchs e regência da professora Andréia Anhezini e do acadêmico Natanael Calefi Pereira, a Orquestra de Flautas é integrada por acadêmicos do Bacharelado e da Licenciatura da classe de flauta transversal do curso de Música, alunos da Escola de Música da UEM e participantes da comunidade externa. Segundo Fuchs, a Orquestra tem objetivos didáticos e artísticos, possibilitando o acesso a um ambiente de desenvolvimento profissional para seus integrantes, ampliando sua formação musical e preparando-os para o mercado de trabalho na área musical. 

Serão apresentadas obras de compositores nacionais e estrangeiros. Destacam-se o Concerto III Opus 1, de Joseph Bodin Boismortier (1689-1755); O Andante em dó maior para flauta e orquestra de Wolfgang Amadeus Mozart;  Galway Fantasie, escrita para a comemoração do aniversário de 70 anos do grande flautista irlandês James Galway; Quadrilha, de Ronaldo Miranda; Apanhei-te Cavaquinho, de Ernesto Nazareth, arranjado para flautas por Murilo Barquette, e a estréia do Divertimento n.º 1 para Orquestra de Flautas e Tuba, de Wellington Eleutério Alves, acadêmico do curso de Música e integrante da Orquestra desde a sua criação.  

Os flautistas são Karen Guimarães, Paulo Cezar Camargo, Wellington Eleutério Alves; Antonio Dimas e Carolina Cardoso; Marcelo Bastos, Douglas Cadete Lopes; Aline Ferreira e Renato S. de Moraes; na Flauta Contralto:  Diogo Wasilinski; e na Flauta Baixo: Bernhard Fuchs.