Ana Lúcia Rodrigues, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora do núcleo local do Observatório das Metrópoles, participou da 11ª Conferência das Cidades realizada nesta terça (7) e quarta-feira (8), em Brasília.

A sustentabilidade das cidades foi o tema desta edição do evento, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara sob o tema O Futuro das Cidades no Novo Contexto Socioambiental. A proposta foi identificar os problemas e propor soluções para que cidade e o meio ambiente coexistam de forma harmônica.

Segundo a pesquisadora da UEM, além dos riscos ambientais, o adensamento das grandes cidades está gerando metrópoles sem coesão e planejamento. “Os próprios cidadãos resolvem os problemas de mobilidade e de moradia. Daí surgem favelas e ocupações irregulares”, explicou.

Ana Lúcia defendeu a adoção urgente de políticas capazes de solucionar o problema da ocupação das cidades e destacou que o Brasil passa por um momento bastante oportuno para o planejamento urbano. “Estamos passando por uma transição demográfica, em que a demanda por serviços e moradias nas cidades tende a se estabilizar”, comentou.