No dia 16, os professores do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, Larissa Lara e Giuliano Gomes de Assis Pimentel, participaram da reunião da Rede de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer de Inclusão Social (Cedes), do Ministério do Esporte. Durante o evento, foi realizado um balanço da contribuição da Rede à pesquisa no Brasil e feita a entrega da premiação a 51 vencedores do II Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social.

Durante a cerimônia, no auditório do Kubistchek Plaza, em Brasília, o ministro Orlando Silva agradeceu aos pesquisadores, professores, universitários e gestores participantes pela grande contribuição dada ao esporte nacional.

Dois dos trabalhos premiados estão relacionados ao Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade, coordenado pela professora Larissa Lara, ligados diretamente à pesquisa políticas públicas de esporte lazer em comunidades quilombolas no Paraná. Os trabalhos premiados foram: O estado da arte de comunidades quilombolas no Paraná, da graduada Thais Godoi de Souza, do Departamento de Educação Física (DEF), primeiro lugar, região sul, categoria Monografia de Graduação; e A experiência de uma política pública de esporte e lazer em uma comunidade quilombola no Paraná: o caso do Feixo, do professor do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, Renato Alexandre Rangel, segundo lugar, região sul, categoria Relato de Experiência, ambos orientados pela professora Larissa Lara.

A UEM ainda emplacou o trabalho O Projeto Futuro Hoje em Maringá/PR: desafios da educação social rumo a política pública, da docente do DEF, Cléia Renata Teixeira de Souza, orientado por Verônica Muller, segundo lugar, região sul, categoria dissertação de Mestrado.