A Associação Norte Paranaense de Áudio-Comunicação Infantil comemora 30 anos de sucesso no ensino de surdos. Segundo o presidente da entidade, José Marcos de Bastos Andrade, a Anpacin nasceu para ser apenas um local de reabilitação da fala, porém cresceu graças ao poder público. Ela é mantenedora do Colégio de Ensino Fundamental e Médio para Surdos. Instalada na UEM, atende a mais de 100 surdos e alguns de seus alunos concluíram o nível superior em várias áreas, estão bem colocados no mercado de trabalho, inclusive alguns são professores universitários.

A Anpacin mantém convênio com o município, Estado, União e com a UEM. Também tem convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina e recebe estagiários de várias universidades e escolas das redes públicas e privadas. Os festejos começaram no dia 3 e terminam no dia 26 de setembro, com um coquetel.