De 28 de fevereiro a 1º de abril, estarão abertas as inscrições ao Programa de Formação Inicial.  Vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (PEN/UEM), o chamado ProInício tem como objetivo propiciar ao aluno dos cursos de graduação conhecimentos básicos, indispensáveis ao bom desenvolvimento de seus estudos universitários.

As atividades desenvolvidas pelo programa visam minimizar a evasão nos cursos de graduação e, ao mesmo tempo, reduzir os índices de reprovação em determinadas áreas de conhecimento, pelo reforço nas áreas objeto deste Programa. Esta ação busca consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecendo experiências e ajudando os alunos a vencer obstáculos, favorecendo o sucesso do seu aprendizado.

São oferecidos dois módulos dos cursos de Língua Portuguesa, Matemática (Cálculo Diferencial e Integral e Geometria Analítica) e Química Básica, e um módulo do curso prático em Informática básica. Cada curso é ofertado de forma independente, com turmas de 60 alunos.

A seleção é feita pela ordem de inscrição, na PEN, que fica no Bloco 111, sala 13.