O Journal of Basic Microbiology, da Alemanha, publicou e destacou na capa um artigo produzido pela professora do Departamento de Bioquímica, Ione Parra Barbosa Tessmann, e dois ex-alunos de mestrado em Ciências Biológicas – Biologia Celular e Molécular da UEM, Fabio Aparecido Cordeiro e Carla Bertechini Faria.

O artigo, que circulou internacionalmente em dezembro de 2010, tem como título Identification of new galactose oxidase genes in Fusarium spp. Nele os pesquisadores relatam a clonagem de dois novos genes que codificam a enzima galactose oxidase, um gene de Fusarium verticillioides e outro de Fusarium subglutinans. A galactose oxidase possui grande aplicação biotecnológica, como a dosagem de galactose em laboratório clínico e na indústria de laticínios e também é aplicada na detecção precoce de câncer.

“Este trabalho coloca a UEM em destaque na área de Biologia Molecular em Genômica e em Bioinformática, pois técnicas de ponta foram utilizadas. A importância deste trabalho é comprovada pelo fato de que a revista escolheu uma foto de um dos microrganismos estudados no trabalho descrito no artigo como objeto de capa. A foto foi tirada no microscópio ótico do Laboratório de Bioquímica Molecular do Departamento de Bioquímica, sob minha direção e onde o trabalho foi realizado”, explica a professora Ione.

Ela também deu notícias sobre os outros dois autores do artigo. “Fabio Aparecido Cordeiro é atualmente aluno do Programa de Ciências Bioquímicas na Universidade Federal do Paraná e Carla Bertechini Faria é aluna do Programa de Doutorado em Ciências Biológicas da UEM”, concluiu.