A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Magnojet, nesta segunda- feira, dia 28, assinaram um convênio de Cooperação Ampla, com o objetivo de desenvolver projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão.

A UEM possui parceria com a empresa Magnojet, com sede em Ibaiti, no Paraná, desde 2007. A Magnojet produz equipamentos para aplicação de defensivos agrícolas, focada sempre em qualidade e tecnologia.

A Magnojet é 100% nacional e atua no mercado desde 1985. O sócio-diretor da empresa, Deivid Eduardo Costa, e o ex-aluno do curso de Agronomia da UEM, Renato Tadei, foram os responsáveis pela  ampliação dessa sociedade. A assinatura do convênio foi realizada na presença do reitor Julio Prates Filho e da vice-reitora Neusa Altoé. A ideia é que ele possa proporcionar melhorias nas relações técnicas, científicas e culturais.

Durante esses quatro anos de parceria, diversos artigos científicos já foram publicados, assim como dissertações de mestrado. Atualmente, trabalhos na área de Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas encontram-se em execução, envolvendo alunos de graduação (projetos de PIC, PIBIC e PIBITI) e de pós-graduação, sob a coordenação e orientação dos professores Robinson Luiz Contieiro e José Catunda Sales, do Departamento de Agronomia da UEM.