Na reunião da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), em Colorado, no último dia 10 de abril, ao lado da vice-reitora Neusa Altoé, o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho, disse que a UEM pode colaborar, com o apoio do governo estadual, na elaboração e execução de políticas sociais que possam contribuir para o desenvolvimento dos municípios.

Segundo Prates Filho, a UEM tem condições de fazer o diagnóstico de cada município e propor soluções dos problemas, para levar o desenvolvimento sustentável às diferentes regiões.

Com destaque nos cenários nacional e internacional, e sem perder seu caráter regional, a UEM, conforme o reitor, vem oferecendo vagas públicas em diversas áreas do conhecimento, zelando pela inclusão e pela qualidade tanto do ensino como da pesquisa e da extensão.

Ao falar em extensão, Prates Filho lembrou que a UEM possui cerca de 340 projetos em execução nesta área, envolvendo mais de 80 municípios paranaenses.

Para o reitor, a instituição representa mais que uma marca; ela representa o desenvolvimento e melhoria de qualidade de vida para as cidades de sua área de abrangência.

Coordenada pelo prefeito de Santa Fé, Fernando Brambila, presidente da Amusep, a reunião teve a participação, ainda, do pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Gilberto Catunda Sales; dos deputados estaduais Evandro Júnior e Teruo Kato; do deputado federal Luiz Nishimori; do vice-prefeito de Maringá, Carlos Pupin; do presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche; e do presidente da Associação e Arquitetos de Maringá (AEAM), Altair Ferri.