Acadêmicos do 4° e 5° anos do curso de Engenharia Têxtil da Universidade Estadual de Maringá estiveram, na última semana em São Paulo. Eles visitaram a Tecnotêxtil Brasil 2011 – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil. O evento acontece a cada dois anos e conta sempre com a presença das principais marcas da indústria têxtil nacional e internacional, que apresentam suas inovações e tecnologias nos diversos segmentos têxteis, como máquinas de corte e costura, bordadeiras, teares, matéria-prima, estamparia, fiação, automação industrial e acabamentos.

Segundo as professoras Alessandra Brandani e Keila Filatieri, que acompanharam os alunos durante a visita, a Tecnotêxtil é uma grande oportunidade para que os alunos possam ver de perto as novas tecnologias utilizadas na indústria e para que possam aprender coisas novas, através dos seminários que acontecem durante a feira. “É uma maneira de mostrar aos alunos de uma forma mais prática aquilo que eles aprendem em sala de aula”, destaca a professora Alessandra Brandani.

Além de participarem da Tecnotêxtil, os alunos ainda realizaram visitas técnicas em indústrias têxteis da região. As empresas visitadas foram a Aunde Brasil, localizada na cidade de Poá; a Tavex, na cidade de Americana; e a Staubli, em São Paulo.

Para os acadêmicos do curso de Engenharia Têxtil, a participação na feira e principalmente nas visitas técnicas foi de grande importância na complementação do aprendizado. “Na feira nós conhecemos o que existe de mais moderno em tecnologia para a indústria têxtil e através das visitas às empresas nós acompanhamos diversos processos têxteis, o que nos possibilitou aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática”, destacou Alice Alves Lustosa, acadêmica do 4° ano do curso.