Responsabilidade Socioambiental: rumo à sustentabilidade da UEM é o tema da II Semana Ambiental da Universidade, que será realizada de 5 a 10 de junho. O evento começa com abraço ao Parque do Ingá, no Dia Mundial do Meio Ambiente. O gesto é significativo porque conduz à ideia do cuidado e respeito com a nossa principal unidade de conservação municipal, que atualmente encontra-se fechada ao acesso do público.

Também haverá a “bicicletada” que constitui um jeito gostoso e saudável de se exercitar sem poluir o ambiente, principalmente, por se tratar de um meio alternativo de transporte, infelizmente, pouco valorizado em nossa cidade.

Através da trilha ecocultural, os “trilheiros” caminharão pelo campus sede da UEM. O objetivo é abrir a UEM a toda comunidade maringaense para que seja conhecida em todos os seus ambientes. Com isso, espera-se provocar o senso de responsabilidade e respeito, sobretudo, porque a UEM é um patrimônio que merece cuidado.

Outra atividade de grande relevância será a realização da primeira Audiência Pública da Comissão Ambiental da UEM, que foi criada por ato oficial da Reitoria, para elaborar a Política Ambiental da Instituição. O objetivo fundamental é contribuir na missão de transformar a UEM na primeira universidade 100% sustentável do Paraná.

Estão na programação, ainda, diversas conferências, debates, oficinas e apresentações artístico-culturais, que transformarão o câmpus da Universidade no grande palco dos debates ambientais.

Outras informações com o presidente da Comissão Ambiental, Marino Elígio Gonçalves, pelo e-mail marinouem@gmail.com; ou com Elenice Tavares Abreu, do Proação Ambiental, por meio do e-mail elenice@deq.uem.br ou pelo telefone (44) 3011-4782.