André Ricardo Fajardo (à esquerda, na foto), aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu, no dia 29 de abril, o prêmio de melhor trabalho apresentado na forma de pôster no 3° Encontro França Brasil de Polímeros (FBPol), congresso internacional que ocorreu na cidade de Florianópolis/SC. Fajardo é orientado pelo professor Edvani C. Muniz (à direita, na foto).

O doutorando concorreu com mais de 200 pôsteres apresentados no congresso. O trabalho vencedor, intitulado Hydrogel based on Chondroitin Sulfate entrapped into a network of Alginate crosslinked through calcium ions applied in drug delivery, descreve o desenvolvimento e a caracterização de um novo biomaterial com potencial aplicação na área farmacológica. O produto tem como base os polímeros alginato de sódio e sulfato de condroitina. Este último é um produto natural, extraído pela empresa maringaense Solabia Biotecnológica Ltda., que tem capital franco-brasileiro. O sulfato de condroitina é um produto indicado para o tratamento da osteoartrite, doença caracterizada pela deterioração das cartilagens, podendo provocar dor, inchaço, rigidez e deformação nas articulações.

Toda a pesquisa que deu suporte ao trabalho foi realizada na UEM, dentro dos laboratórios do Grupo de Materiais Poliméricos e Compósitos (GMPC), do Departamento de Química. Além de André, o trabalho teve como coautores os alunos Mateus B. Silva, Laís C. Lopes (IC), Juliana F. Piai (doutoranda) e os professores Adley F. Rubira e Edvani C. Muniz (orientador).

“Este prêmio se soma aos outros recebidos por alunos deste grupo de pesquisas e aos inúmeros trabalhos publicados pelo GMPC, que podem ser acessados no endereço http://www.dqi.uem.br/gmpc”, informa o professor Muniz.