Na próxima terça-feira (10), na sala 5, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estarão reunidas as entidades de apoio a deficiência, que desenvolvem projetos em esportes adaptados e esportes paraolímpicos. O intuito é criar a Associação Metropolitana de Desporto para Deficientes.

A iniciativa foi gestada no âmbito do Profea - Programa de Educação Física Adaptada, criado pela professora Sonia Toyoshima, e que passou a ser coordenado, em 2011, pelo professor Decio Roberto Calegari. "Estamos desenvolvendo uma série de ações com o intuito de tornar a UEM uma referência no desenvolvimento do paradesporto e do esporte paraolímpico regional e nacional. Para isso, passamos a dar apoio e suporte técnico e científico para o treinamento de várias modalidades - atletismo, natação, goalball, bocha paraolímpica, basquete e handebol em cadeira de rodas – , e isso tem permitido contato com todas as associações que desenvolvem esporte para deficiente na região de Maringá", informa Calegari.

Ainda segundo o professor, a UEM está fazendo um trabalho em conjunto com o professor Marcelo da Silva Villas Boas nos projetos de basquete e o handebol em cadeira de rodas, que já está produzindo resultados operacionais e científicos. “Acredito que isso tenha sido um sinal de que o trabalho em equipe é mais eficiente do que cada um fazendo o seu", acrescenta o coordenador.

Já confirmaram presença a - Associação Maringaense de Deficientes Físicos (AMDF), ASACEC de Sarandi e ASSAMA de Maringá, além do PROEFA da UEM, que é responsável pela organização do encontro. Cabe ressaltar que o convite para a reunião é aberto a todos que tiverem interesse de se envolver. Também estão sendo convidados os professores de Educação Física Adaptada do Cesumar, da Uningá e da UniFAmma para que a ação possa ser compartilhada entre as Instituições de Ensino Superior Particulares de Maringá e região.

“A idéia da União das Entidades que desenvolvem paradesporto é criar uma sinergia, organizando eventos regionais e articulando a participação conjunta em eventos nacionais. Além disso, o trabalho conjunto vai melhorar as condições de infraestrutura para treinamentos, ampliar as condições de captação de recursos e desenvolver um corpo técnico de alta qualificação”, completa o professor Decio, que pode ser contatado pelo email drcalegari@uem.br ou pelo telefone 3011-4315.