A responsável pelo projeto Redes de Desenvolvimento Local da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Soraia Melchioretto, esteve na Universidade Estadual de Maringá, nesta sexta-feira (27), pela manhã. Ela estava acompanhada do secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro. Os dois foram recebidos pelo reitor Julio Santiago Prates Filho.

Soraia veio propor uma contribuição ao projeto Centro de Excelência em Atendimento à Comunidade, que visa criar um espaço para o desenvolvimento de políticas públicas e de projetos de extensão. A iniciativa é do secretário Quinteiro e conta com assessoria da UEM. O projeto vai funcionar no prédio localizado à avenida Itororó, no Bosque II, onde funcionou a Usina do Conhecimento, em Maringá.

A proposta de Soraia Melchioretto é fortalecer a iniciativa com a oferta de bolsas-trabalho oferecidas pelo Sistema FIEP. Ela explicou que as Redes de Desenvolvimento Local congregam pessoas conectadas e que se articulam para elaborar um plano de ação e passam a interagir, cooperar, pensar e atuar coletivamente para melhorar o lugar onde moram. “Elas se constituem um bem público dos que moram e trabalham em cada localidade que resolver articulá-las”, explicou.

O reitor Julio Santiago Prates Filho disse que a contribuição do Sistema FIEP vai contribuir significativamente para o Centro de Excelência. Participaram do encontro, também, a assessora especial de Políticas Públicas e Relações Institucionais da UEM, Celene Tonella, e o prefeito do câmpus, Igor Valques.

Colação – Aproveitando a visita à UEM, o secretário Wilson Quinteiro participou da colação de grau realizada na Sala dos Conselhos Superiores, na manhã desta sexta-feira. O reitor concedeu grau a 18 formandos, de nove cursos da UEM: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Geografia, Zootecnia, Educação Física, Engenharia Mecânica e Pedagogia a Distância.