Os coordenadores do Museu da Bacia do Paraná (MBP) presentearam o pioneiro Izaltino Machado, 81 anos, com um painel fotográfico da fachada do Museu. A homenagem se justifica: ele foi o construtor da casa de madeira, hoje instalada no câmpus da Universidade Estadual de Maringá, que abriga o MBP.

Originalmente essa casa foi erguida em 1946, na esquina da Avenida Brasil com a Rua Duque de Caxias e, segundo consta, foi a primeira residência de madeira construída em Maringá, servindo como moradia de Alfredo Nyffler, então diretor Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná.

Tempos depois, a casa foi desmontada e reconstruída no câmpus tal qual era originalmente. Sr. Izaltino conta foi convidado a acompanhar tudo de perto e relembra seu contentamento quando soube que aquela construção abrigaria um museu cuja proposta seria preservar a história dos pioneiros de Maringá.

Izaltino Machado chegou no Paraná em 1943, vindo do sul de Minas Gerais. Em 1945 mudou-se para Maringá, indo trabalhar na Companhia de Melhoramentos. Esteve entre os fundadores da Associação dos Pioneiros de Maringá, sendo o primeiro presidente da entidade. Atualmente está na vice-presidência.

Segundo ele, o painel fotográfico que recebeu vai para a sua coleção particular, junto com outras homenagens que recebeu como pioneiro de Maringá.