A assessora de Cooperação Internacional da UEM, Evanilde Benedito, participou, ontem (8), em Brasília, da reunião de discussão do programa de internacionalização do governo federal. A proposta do projeto é enviar ao exterior aproximadamente 75 mil estudantes de graduação e de pós-graduação nos próximos quatro anos, promovendo o intercâmbio científico e institucional.

A reunião contou com a presença do ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Aluísio Mercadante, além do secretário da Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, e do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

Denominado inicialmente de “Ciências sem Fronteiras”, o programa visa o maior diálogo entre Brasil e os principais centros estrangeiros, possibilitando avanço da ciência brasileira em tecnologia, inovação e competitividade através da expansão da mobilidade internacional. O alvo são as cem melhores universidades do mundo, para isso o governo federal tem efetivado convênios com instituições de todos os continentes, que poderão ser formalizados com apoios de 35 mil bolsas financiadas pelo CNPq e 40 mil pela Capes.

Mercandante destacou que é momento de motivar e internacionalizar a ciência brasileira. Segundo o ministro Fernando Haddad, o governo federal se propõe a multiplicar o número de bolsas até 2014, com um foco emergencial nas áreas tecnológica e exatas. Segundo ele a ideia é dar um caráter institucional ao programa mantendo-o a longo prazo.