Na última sexta-feira (17), o professor do mestrado e do doutorado em Administração da PUC Paraná e professor visitante na Depaul University, nos Estados Unidos, Victor Meyer Jr. (foto), ministrou palestra para alunos e professores do Programa de Mestrado em Administração (PPA) e do Departamento de Administração (DAD), da UEM.

A palestra teve como tema central a formulação e prática da estratégia em universidades, foco de pesquisa de Meyer há pelo menos três décadas. Ele é doutor em Administração Universitária pela University of Houston, com pós-doutoramento na University of Michigan, ambas nos Estados Unidos.

O professor revisou conceitos e teorias clássicas a respeito da análise de organizações universitárias, contextualizou a problemática da gestão daquelas organizações e formulou problemas orientadores de pesquisas futuras sobre a temática. Para o palestrante, ainda hoje – e a despeito da relevância das Universidades para as atuais políticas de desenvolvimento do país – a gestão dessas organizações não é estudada com a necessária profundidade. “Como resultado, ainda temos pouco conhecimento local, isto é, nacional, a respeito dos fenômenos pertinentes às nossas Universidades e, igualmente, temos um quadro de relativo amadorismo na gestão daquelas organizações, com conseqüências sérias para a formação profissional, científica, tecnológica e filosófica das novas gerações”, destacou.

A palestra foi organizada pelo Grupo de Estudos em Ética e Organizações vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM.