Alunos da UEM foram premiados durante a 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada em maio, em Florianópolis. Na área de Físico-Química, foi premiado o painel Estudo Espectrofotométrico e Termodinâmico de Complexos de Transferência de Carga Formados entre Compostos Piridínios e Iodeto.  Foram investigados os aspectos químicos de compostos de interesse biológico, analisando-se efeitos de carga associados às conformações moleculares a fim de entender mecanismos de reações e interações envolvendo enzimas e substratos biológicos. O trabalho foi elaborado por Andrezza Correia Bellotto (aluna da licenciatura em Química), Paulo Fernando do Amaral Costa (aluno da licenciatura em Química), Fernando Rodrigues de Carvalho (aluno do mestrado em Química), Vagner Roberto de Souza (professor do Departamento de Química da UEM), Mario José Politi (professor da USP) e Noboru Hioka (professor do DQI e orientador do trabalho).

Tiago Araújo Matias (aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química) e Kalil Cristhian Figueiredo Toledo (aluno de graduação da UEM) receberam o prêmio de melhor trabalho apresentado na forma de pôster da área de Química Inorgânica.  Os acadêmicos concorreram com mais de 330 trabalhos apresentados nesta área. Intitulado Efeito Trans: equilíbrio ácido-base de ligantes axiais da unidade [Ru(bpydip)], o trabalho descreve a obtenção de um modelo inorgânico mais simples do grupo heme, encontrado na hemoglobina, mioglobina e nos citocromos, bem como a sua utilização no planejamento de supermoléculas com base em princípios elementares da Química. Essa abordagem amplia consideravelmente o espectro de utilização e de interesse dos sistemas, visto que os íons metálicos constituem centros de reatividade substitucional, redox ou fotoquímica e, quando colocados em ambientes apropriados, proporcionam ampla atividade catalítica como nas enzimas. Toda a pesquisa que deu suporte ao trabalho foi realizada na UEM, no laboratório de Química de Compostos de Coordenação do Departamento de Química. O trabalho teve como co-autores os professores Helena Nakatani e Vagner Roberto de Souza (orientador).

O evento, que marcou o Ano Internacional da Química, reuniu aproximadamente 4,5 mil participantes de várias regiões do Brasil e do exterior.