A Revista Educational Research publicou um artigo produzido pelo professor Luciano Gonsalves Costa, do Departamento de Física, em associação com o professor Marcelo Alves Barros, da USP (Instituto de Física de São Carlos-IFSC), e o estudante de Física da UEM, Vagner de Souza Prestes. Intitulado Profile of Brazilian Academic Production in Science Education for Individuals with Special Educational Needs: 1979-2010, o trabalho integra a edição de junho. Nele é caracterizada a pesquisa educacional em ciências para portadores de necessidades especiais, do período de 1979 a 2010. Os resultados apontam temas recorrentes, tendências e temáticas insuficientemente exploradas, e integram a pesquisa de pós-doutoramento de Costa em desenvolvimento no IFSC/USP.