O Museu da Bacia do Paraná, da Universidade Estadual de Maringá, expõe a mostra Expressão pela Arte – Maringá e o processo de desinstitucionalização, de 4 a 28 de julho. São trabalhos em argila, tecidos, PET e pintura em tela, produzidos em oficinas terapêuticas e grupos de apoio ao portador de transtorno, familiares e simpatizantes da luta antimanicomial.

As oficinas são realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial de Maringá (CAPs Canção e CAPad) e na Emergência Psiquiátrica do Hospital Municipal. Os grupos de apoio são os projetos Girassol e Pescando Mentes, da Associação Maringaense de Saúde Mental, e o projeto Pintando e Bordando Saúde, da Unidade Básica de Saúde NIS II Alvorada I.

A reestruturação do Serviço de Saúde Mental de Maringá pautou-se pela desinstitucionalização, isto é, evitar internações desnecessárias e prolongadas; diminuir gradativamente as internações psiquiátricas e promover uma assistência mais humanizada, priorizando o atendimento extra-hospitalar. Entre as atividades, estão as oficinas de artes e os grupos de apoio.

A exposição é promovida pelo Museu da Bacia do Paraná/UEM e pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Saúde e da Rede de Saúde Mental. O Museu, ao lado do prédio da Reitoria, pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4294.