Psicólogos, educadores e pesquisadores estão reunidos na Universidade Estadual de Maringá, participando do X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Conpe), que vai até quarta-feira (6). A abertura oficial do evento lotou o auditório da Unifama, na noite de domingo (3), e contou com participação do reitor Júlio Santiago Prates Filho, da representante do Conselho Federal de Psicologia, Deise Nascimento; e do representante do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, Nelson Fernandos Filho. 

A proposta do evento é ampliar as discussões em torno dos fundamentos teóricos e propostas de intervenção do psicólogo no campo educacional, em defesa da socialização do conhecimento. A organização é da Abrapee – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – que escolheu como tema central Psicologia Escolar e Educacional: caminhos trilhados, caminhos a percorrer.

Estiveram também presentes à abertura, o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Lúcio Tadeu Mota; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa; a presidente da comissão organizadora do Congresso, Marilda Gonçalves Dias Facci; a chefe do Departamento de Psicologia, Lucia Cecília Da Silva; a coordenadora do Curso de Psicologia, Maricelma Bregola; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Sonia Mari Shima Barroco; a secretaria executiva do Fórum de Entidades Nacionais de Psicologia Brasileira, Fernanda Magano; e a  presidente da Comissão Científica do Conpe, Marilene Proença Rebello de Souza.

A conferência de abertura, Psicologia Escolar e Educacional no Brasil – Caminhos Percorridos ficou a cargo da professora Maria do Carmo Guedes, que possui graduação em Filosofia, pela Universidade de São Paulo, e doutorado em Ciências Humanas – Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O Congresso ainda conta com a apresentação de 900 estudos e pesquisas, exposições, lançamentos de livros, relatos de experiências e de atuação em discussão no âmbito acadêmico, científico e profissional no campo da Psicologia Escolar e Educacional.

Há também a participação de pesquisadores estrangeiros, visando a estreitar laços com outros países que também discutem a inserção da Psicologia no campo da Educação. Entre as convidadas está a professora Anne-Marie Chartier, do Institut National de Recherche Pédagogique, École Normale Supérieure na França, que irá discutir as novas psicologias do século XX e as mudanças de olhar sobre as crianças.

Também estão programadas as conferências Medicalização da Educação e da Sociedade, com Maria Aparecida Affonso Moyses, da Universidade Estadual de Campinas – São Paulo; Em tempos de neoliberalismo, é possível uma pedagogia crítica?, com Newton Duarte – Universidade Estadual Paulista; A Escola e o Processo de Constituição do Aluno como Leitor: o papel da mediação pedagógica do professor, com Sérgio Antonio Da Silva Leite, da Universidade Estadual de Campinas; Racismo, Preconceitos e Compromisso Social da Psicologia, com Ângela Fátima Soligo, da Universidade Estadual de Campinas, entre outras.