O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, acompanhado do Pró-Reitor de Administração, Marcelo Soncini Rodrigues, entregou ao secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, os quatro projetos elaborados pela Universidade e aprovados pelo Ministério dos Esportes para a Lei de Incentivo ao Esporte. A visita ocorreu na última terça-feira (5), na sede da Secretaria em Curitiba.

A Lei de Incentivo ao Esporte permite às instituições agraciadas com ela a possibilidade de captar recursos junto a empresas com regime de tributação pelo lucro real, caso da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Do valor de imposto devido ao Governo Federal, é possível destinar 1% para financiamento desses projetos. Pelas políticas adotadas pelo novo governo do Estado, a Secretaria de Esportes do Paraná é que avalia e destina os recursos da Copel.

Todos os projetos encaminhados são do Departamento de Educação Física (DEF) da UEM, sendo três deles referentes ao Centro de Excelência em Handball e um do Laboratório de Fisiologia do Exercício, segundo informações do professor Marcelo Soncini Rodrigues, pró-reitor de Administração. A UEM já captou junto à Copel, desde 2009, mais de R$ 1,3 milhão. A previsão é de outros R$ 2,5 milhões até o final de 2011.