Depois de anos de reivindicações, o Hospital Universitário conta com o Conselho Local de Saúde, que se reúne nas primeiras segundas-feiras de cada mês, na Superintendência do Hospital.

Segundo o presidente do Conselho, Osvaldo Fagundes Dias (foto), o grupo é composto por oito membros efetivos e oito suplentes. São quatro usuários representando a comunidade local; dois representantes dos trabalhadores da saúde, do HU, sendo um indicado pela superintendência; um representante da Secretaria Municipal de Saúde; e um da 15ª Regional de Saúde.

Dias explica que o Conselho está funcionando há cerca um ano e a primeira ação efetiva dos conselheiros foi conhecer as dependências do hospital, antes de tomar decisões. Ele conta que o maior problema encontrado é o corredor com pacientes e macas.

“Descobrimos, no entanto, que boa parte dos pacientes que estão no corredor não é do HU, mas como o Hospital é porta de entrada do SUS, eles são recebidos e ficam esperando vaga para ir para os hospitais particulares da cidade que prestam serviço ao SUS. Estamos sendo duros com as autoridades para resolver o problema e lutando para que possamos criar uma Ouvidoria”, explica o presidente.

Dias ainda alertou para o fato de que as reuniões do Conselho são abertas à participação dos usuários. Ele pede que as pessoas levem suas ideias e sugestões para a melhoria do atendimento do HU.

“Sabemos que o HU é um hospital escola, mas ele também é fundamental para o atendimento da população. Nosso entendimento é que precisamos de mais estrutura para fazer uma boa formação dos alunos e atender à comunidade. O superintendente abriu as portas e se colocou à disposição para nos ajudar a defender um bom atendimento aos usuários”, completa.

Quem precisar contatar o Conselho deve procurar a secretária Lourdes, na superintendência do HU. O telefone é o 3011-9473.