O professor João Fábio Bertonha, do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá, acaba de lançar o livro Itália Presente e Futuro, pela Editora Contexto. A obra enfoca temas como Berlusconi, a crise política, a inserção italiana no mundo atual, a sua economia, entre outros. O autor explica que o livro é irmão gêmeo do seu Os Italianos, mas com um foco maior no presente e no futuro.

Bertonha relata que, “em matérias jornalísticas publicadas em vários países do mundo nos últimos anos, emerge um aparente paradoxo a respeito da vida na península italiana: o amor do mundo pela Itália, enquanto os próprios italianos parecem desprezá-la. Os italianos praticamente perderam a confiança no futuro e, mais, estão temerosos diante das perspectivas vislumbradas. Para alguns observadores, a chave dessa contradição está na própria natureza dos problemas vividos pelos italianos. A Itália não enfrenta de fato nenhum desafio inesperado ou inédito, mas simplesmente tem de dar conta, novamente, dos mesmos problemas, velhos conhecidos de décadas ou séculos atrás”.

O livro aborda a última década do século XX e a primeira do XXI; além disso, procura pensar o futuro. “Se compararmos as avaliações feitas neste livro com as do meu Os italianos, publicado pela Editora Contexto em 2005, pareço, agora, mais preocupado e até desanimado com a situação da Itália. Naquele livro, o olhar era historicamente panorâmico e levava em conta o longo passado da Itália; e observá-lo diante do presente só pode levar a uma visão positiva, já que a Itália progrediu muito desde a Unificação, 150 anos atrás.

Quando dirigimos o foco ao presente imediato e ao futuro, contudo, não há como não se inquietar com os rumos daquele país e daquele povo. No retrato feito aqui, é inevitável a menção contínua a Silvio Berlusconi e sua passagem pela política italiana. Nos últimos vinte anos, ele é o ponto de convergência de boa parte dos dilemas e questões que afligem a Itália hoje. Isso não significa que este livro será meramente político, pois ainda trata de economia, sociedade e cultura. Também não é uma espécie de crônica da vida italiana nos últimos anos que esquece o passado. É certo que boa parte dos problemas e desafios da Itália de hoje deriva da sua história, de antigas questões não resolvidas e dilemas e contradições não superados. Assim, entender a Itália de hoje é, muitas vezes, mergulhar nos acontecimentos e dilemas de 1861 ou de 1945”.

Como neto de italianos, cidadão brasileiro e italiano, historiador especializado na Itália, o autor se sente no direito, e no dever, de defender o que considera o melhor para ela. Para a sua redação, foi fundamental o último ano que passou na Itália (2010) e o acesso à mídia. Este livro se baseia igualmente em uma bibliografia italiana contemporânea examinada com o olho crítico de um especialista na história do país. Bertonha é doutor em História pela Unicamp, professor da UEM e pesquisador do CNPq, com pós-doutorado pela Universitá di Roma (La Sapienza). Foi pesquisador visitante em várias universidades na Europa e América do Norte e é autor de diversos livros e artigos sobre movimentos fascistas, imigração italiana e relações internacionais. Outras informações pelo site http://www.editoracontexto.com​.br/produtos.asp?cod=546.