A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) anuncia a abertura do período de inscrições para o XI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, realizado em parceria com as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste), Estadual do Paraná (Unespar) e do Norte do Paraná (Uenp) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os interessados devem se inscrever até 14 de setembro, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, nas instituições de ensino superior envolvidas no concurso, cujos endereços estão disponíveis no endereço www.cps.uepg.br/vestibularindigena. O candidato ainda poderá enviar a ficha de inscrição, questionário socieducacional e documentos exigidos diretamente à UEPG, através dos Correios, com AR (aviso de recebimento). A inscrição é gratuita.

O Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná é realizado a cada ano por uma das instituições que integram a Comissão Universidade para os Índios (CUIA). Neste ano, através da Comissão Permanente de Seleção (CPS), a UEPG promove o concurso, com provas marcadas para os dias 14 e 15 de dezembro, no Campus Universitário de Uvaranas, em Ponta Grossa. Cada uma das universidades públicas a rede de ensino superior do Estado do Paraná oferece seis vagas em cursos de graduação para índios integrantes das sociedades indígenas no Paraná. A Universidade Federal do Paraná disponibiliza 10 vagas, para cursos de graduação e pós-médio, com alcance sobre as comunidades indígenas do território brasileiro.

Conforme o Edital 001/2011 – CUIA, no ato da inscrição, os candidatos deverão ter concluído até a data da matrícula, os estudos relativos ao ensino médio ou equivalente; comprovar que não possuem curso superior; e comprovar que pertencem a comunidades indígenas do Paraná (no caso das universidades estaduais) ou do território brasileiro (no caso da Federal). Também no momento da inscrição, o interessado faz indica a universidade em que pretende concorrer à vaga em primeira opção. Apenas no caso das instituições estaduais, abre-se a oportunidade da indicação de outras universidades, como segunda e terceira opções. A relação dos cursos ofertados pelas instituições envolvidas no processo consta do Manual do Candidato.

Para indígenas que optarem pelas instituições estaduais, exige-se ainda a apresentação de fotocópia da cédula de identidade e carta de recomendação assinada pelo cacique da comunidade a qual pertence.  No caso da opção pela Universidade Federal do Paraná, o candidato terá que apresenta a carteira de identidade, mais carta de recomendação assinada pelo cacique e/ou representante da Funai, constando a etnia a qual pertence o candidato. Indígenas residentes em áreas urbanas devem apresentar carta de recomendação assinada por representante da Funai. As inscrições podem ser feitas por terceiros, desde que munidos de procuração. Todas serão apreciadas pela CUIA, que publicará edital em 27 de outubro, com a relação das inscrições homologadas e das não homologadas.

PROVAS

A seleção consistirá de uma prova oral na Língua Portuguesa a ser aplicada pela CUIA, a ser aplicada no dia 14 de dezembro, das 9 às 12 horas e das 14h30 em diante, no Campus de Uvaranas, da UEPG, em Ponta Grossa. No dia 15 de dezembro, será aplicada a prova escrita, elaborada pela CUIA e CPS, das 14 às 19 horas. A prova constará de uma redação, em Língua Portuguesa, e 40 questões objetivas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (inglês ou espanhol) ou Língua Indígena (Guarani e Kaigang), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química. A opção de língua estrangeira ou língua indígena deverá ser feita no ato da inscrição. A prova oral e da redação terá avaliação feita por banca composta de dois professores.

A classificação dos candidatos será feita de acordo com a opção de instituição escolhida. A relação de aprovados será publicada até 10 de janeiro, na sede das universidades envolvidas e pelo endereço www.cps.uepg.br/vestibularindigena.

Mais informações no site www.cps.uepg.br/vestibularindigena