O Departamento de Matemática (DMA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está organizando a XXII Semana de Matemática. O evento está programado para o período entre 26 a 30 de setembro, no bloco F-67, no câmpus da UEM.

A Semana da Matemática é o evento mais regular do DMA e tem contado com a participação de pesquisadores, professores e acadêmicos do DMA, de outros departamentos da UEM, de outras instituições de pesquisa e ensino superior do Paraná e do Brasil, além de alunos e professores do ensino básico.

Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e de conhecer várias linhas de pesquisas. Além disso, o evento propicia aos professores do ensino básico uma atualização, com o objetivo de despertar o interesse em aprimorar e atualizar seus conhecimentos, contribuindo para uma melhor qualidade do ensino de matemática na rede pública.

As inscrições devem ser feitas na secretaria do DMA até 26 de setembro. Estudantes de graduação e ensino médio pagam R$ 10,00; pós-graduandos R$ 15,00 e demais participantes (professores, comunidade externa etc.) R$ 25,00. A taxa inclui um minicurso ou oficina.
A programação inclui doze palestras. Entre os temas estão: Modelagem matemática de sistemas biológicos, com o professor Rodney Carlso Bassanezi (Unicamp); Matemática aplicada e aplicações, com o professor Emerson Vitor Castelani (Unioeste); e Princípio das gavetas e algumas aplicações, que terá como ministrante a professora Luci Harue Fatori (UEL).

Ainda constam do programa duas mesas redondas: Desafios do curso: o que vem a seguir? e Avaliação do projeto pedagógico do curso de matemática; uma oficina Resolução de problemas no ensino da matemática; e sete minicursos, entre eles: As cônicas no geogebra; Introdução à teoria dos jogos; Aspectos do aprendizado e do ensino da geometria esférica; e Blocos lógicos: possibilidades para aulas de matemática.

A semana ainda vai contar com Exposição Interativa de Matemática (Matemativa), com o tema Cônicas, além de outras atividades culturais, como apresentações de canto, coral, piano, violão e flauta, dos alunos e professores do curso de graduação e técnico em música da UEM.

Outras informações no DMA, pelo telefone 44 3011-4933 ou pelo e-mail sec-dma@uem.br.