Exatamente após uma semana de ocupação da Reitoria da UEM, os estudantes deixaram o prédio nesta sexta-feira. A decisão foi tomada depois de uma reunião com o reitor Júlio Santiago Prates Filho, na quinta-feira, quando ele formalizou, por meio de uma notificação endereçada ao movimento estudantil, a decisão de entrar com pedido de reintegração de posse, caso os estudantes decidissem permanecer no local. A proposta de desocupação foi votada em assembleia às 17h30 da quinta-feira (1º).

Os estudantes ainda permaneceram no prédio durante a noite para retirada de pertences e limpeza geral. Pela manhã, os servidores do Gabinete da Reitoria, da Procuradoria Jurídica, da Assessoria de Comunicação, da Rádio UEM FM e da Secretaria dos Colegiados Superiores voltaram aos seus setores. Fazendo um balanço desse movimento, o reitor considera que a vitória foi, de fato, a da negociação. A despeito de toda a tensão presente na última semana, a Reitoria jamais fechou portas para o diálogo e a negociação pacífica, segundo disse. E foi justamente por priorizar a via da negociação que o reitor aceitou a contraproposta entregue pelos alunos na quarta-feira (31) à Administração, mesmo sabendo que a maioria dos itens já fazia parte do compromisso da Reitoria e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), quanto ao seu cumprimento. Itens que foram acordados na reunião com o secretário da Seti, Alípio Leal, realizada no dia (30). Júlio o Prates Filho reforça que o diálogo e a atitude são as marcas desta gestão e que jamais deixará de sentar à mesa com os representantes do movimento estudantil para ouvir e propor soluções.