O professor do Departamento de Letras (DLE) e do curso de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM), Adalberto de Oliveira Souza, acaba de lançar o livro Passagens da Jornada, pela editora Arte Ciência.

A obra resgata a memória da Jornada de Estudos Franceses, evento que acontece anualmente, desde 1993. Segundo o professor Márcio Roberto do Prado, que faz a abertura do livro, os textos traçam um painel de percurso e da história das Jornadas. “Vemos por meio do espelho da língua de Stendhal, Baudelaire, Rimbaud, Proust e tantos outros, um pouco de um dos mananciais mais importantes da própria cultura brasileira, de nossa própria identidade intelectual. E, podemos também dizer, essa mesma França, lida e escrita nos trópicos brasileiros, encontra ecos e possibilidades de diálogos e futuro”, destaca o professor.

O organizador do livro, Adalberto de Oliveira Souza, tem graduação em Letras Português-Francês – Universidade de São Paulo-SP; Diplôme d´Etudes Aprofondies, da Université da Paris X, Nanterre; mestrado em Teoria Literária, pela Universidade Estadual Paulista –Assis-SP; doutorado em Teoria Literária – Universidade Estadual Paulista – Assis-SP. Hoje, é professor efetivo UEM e coordenador do projeto “Da modernidade à pós-modernidade”, desenvolvido na Universidade.

Os interessados podem encontrar a obra na secretaria do Mestrado em Letras, no Bloco G-34, na Livraria do Chaim e na Livraria Espaço do Maringá Park.