A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa tem diversas  atividades, porém a que maior atinge aos servidores com o intuito de sensibilizar quanto a prevenção é a Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho – Sipat, que nos anos anteriores teve significativa participação dos servidores técnicos e docente, valorizando-os através da preocupação e cuidados com seu bem estar. Como conseqüência, observa-se a conscientização, uso dos equipamentos de segurança no trabalho e, consequentemente, a redução de acidentes graves de trabalho e doenças ocupacionais.
A Gestão da Cipa 2011/2012, cujo slogan “O risco é maior quando nos acostumamos a conviver com o perigo e passamos a ignorá-lo”, visa à sensibilização em prol da Saúde e Segurança do Trabalho. Tem como metas atingir um maior número de servidores. Assim pretende-se através de palestras e cursos, informar a comunidade universitária e consequentemente promover uma cultura de prevenção em toda a Universidade. Nas Extensões, as atividades serão realizadas de segunda (12) a 16 deste mês, com abertura em Cianorte, às 19 horas. No câmpus sede, a programação será realizada de 7 a 11 de novembro, com abertura no Anfiteatro do Dacese, às 8 horas.