Em agosto, a apresentação do caso clínico no SIG de Telepsiquiatria rendeu elogios ao professor Mauro Porcu, docente do Departamento de Medicina da UEM. Na videoconferência transmitida pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute), o docente, conjuntamente com os médicos residentes do programa de residência em psiquiatria, apresentou a revisão atualizada do tratamento do transtorno afetivo bipolar, patologia cuja variedade de sintomas dificulta o reconhecimento do quadro.

No decorrer do acompanhamento de um paciente atendido no ambulatório de residência médica em psiquiatria do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Porcu identificou atalhos para o diagnóstico, experiência que foi dividida com colegas do Brasil via videoconferência. Ao final da apresentação, o núcleo da Rede Rute recebeu várias mensagens positivas sobre o conteúdo e a performance do caso enviadas por integrantes das instituições participantes: UERJ, UFRJ,UFF, UFPE, Hospital Adauto Botelho, ISCMPA, Unimontes, HGF, UFES, EBMSP, UFBA, UEL, UFPB, UFPEL, UFSM, Unifap, UnB, UFCG, UFRN e Cenetec.

O SIG de Telepsiquiatria foi o primeiro, dentre os SIGs do HUM, a apresentar estudos de caso nas reuniões mensais do grupo. Além dele, o hospital tem ainda os seguintes SIGs: Bucomaxilofacial, Cirurgia Pediátrica (Cirped), Nacional de Pesquisa Clínica-(RNPC), Cuidados Farmacêuticos, Medicina Fetal, Fonoaudiologia, Endocrinologia Pediátrica, Colaborativo em Educação Médica, Oncopediatria, Perinatologia, Telepsiquiatria, Saúde Bucal Coletiva – (SBC), TeleRedeBLH, Teleodontologia, Técnico Operacional RUTE, Teleenfermagem, de Enfermagem Intensiva e Alta Complexidade, Sentinela, Residência Multiprofissional, Saúde da Criança e Adolescente e Radiologia Pediátrica.