O artigo Solving the High School Timetabling Problem to Optimality by Using ILS Algorithms, produzido por pesquisadores do Mestrado em Ciência da Computação da UEM, foi classificado entre os seis melhores trabalhos submetidos em língua inglesa à edição 2013 do Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), realizado em Natal, na última semana.

O artigo apresenta os resultados da investigação de um método computacional que permitiu solucionar um conjunto de problemas de construção de horário de escolas, que estavam sem solução há mais de 10 anos. Estes problemas tiveram origem em uma tese de doutorado na UFRJ, em 2000, a partir de casos reais coletados em escolas brasileiras e passaram a ser conhecidos e investigados internacionalmente.

“Achamos que fosse ser feito um ranking entre os melhores artigos, mas a comissão julgadora disse que teve muita dificuldade de fazer essa classificação pelo alto nível de todos os artigos. Mais um motivo para considerarmos nossa posição muito boa. Afinal, o evento teve quase 60 artigos em língua inglesa, de um conjunto de quase 400 artigos aceitos. É uma honra estarmos entre os seis melhores”, disse um dos autores do artigo, o professor do mestrado em Ciência da Computação da UEM, Ademir Constantino. Ele assina o trabalho (leia o artigo) ao lado do também professor da UEM, Wesley Romão, do ex-aluno do mestrado da Universidade, Landir Saviniec, e de Haroldo Gambini Santos, do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).