A professora Melise Bouroullec, do Instituto Nacional Politécnico de Toulouse, visitou o reitor Júlio Santiago Prates Filho, na manhã desta segunda-feira, dia 23, em companhia da professora do Departamento de Administração da UEM, Sandra Schiavi Bankuti, e do coordenador de projetos internacionais do Escritório de Cooperação Internacional da UEM, Domingos Vaulei Mariucci. Bouroullec, que permanece em Maringá até sábado, dia 28, tem encontros com a direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Administração, do Centro de Ciências Agrárias e reuniões de pesquisa com alunos da pós-graduação. Além disso, Bankuti e Bouroullec debatem projeto que desenvolverão conjuntamente sobre a competitividade sustentável em sistemas agroalimentares, área em que ambas já trabalham. A intenção é estruturar melhor o projeto conjunto para, depois, buscar órgãos de fomento. O objetivo é comparar os casos entre o Brasil e a França na área.  

Nesta terça-feira, dia 24, às 9h, no Bloco C-23 (sala 14), o ECI promove a palestra Sistemas Agroalimentares Alternativos: a emergência de cadeias alimentares inovadoras na França, ministrada pela professora Bouroullec. Na agenda da pesquisadora, ainda estão uma visita técnica ao Laticínio Monte Fuji, em Floresta, e uma reunião de co-orientação do mestrando em Administração pela UEM, Gustavo Risso.

A docente teve seu nome selecionado pelo edital de mobilidade docente internacional, organizado pelo ECI, por intermédio de proposta da professora Sandra Bánkuti, para que a internacionalização seja ampliada e reconhecida na UEM, e visa estimular a comunidade universitária para os próximos editais para docentes e discentes que desejarem realizar projetos de curta duração no exterior.