Cerca de 60 pessoas estão inscritas no 8º Simpósio de Filosofia da UEM, que foi aberto nesta terça-feira (24) e tem com temática o conflito entre liberdade e determinismo. A abertura ocorreu no bloco H-35, pela manhã, com a palestra do professor Marco Antônio Ávila Zingano (foto), da USP, sobre Responsabilidade Moral.

O objetivo do simpósio é proporcionar a alunos de graduação, pós-graduação, professores e interessados uma ocasião especial para aprofundar seus conhecimentos sobre esse tópico tão importante da filosofia. A programação segue até sexta-feira (27). Todas as manhãs, de 8h30 às 10 horas, haverá apresentação de trabalhos.

À tarde é a vez das conferências. Nesta terça, o professor Wilson Antônio Frezzatti Junior, da Unioeste, fala sobre Théodule Ribot: a liberdade em face da hereditariedade e da memória. Quarta-feira, o tema é Liberdade ou determinismo? Considerações sobre a física e a ética atomistas, com a professora Miriam Campolina de Peixoto, da UFMG. Em seguida, o professor da UEL, Eder Soares Santos fala sobre Determinismo e Liberdade na Psicanálise.

Quinta-feira (26), o tema Liberdade e necessidade no labirinto de Leibniz será discutido pela professora Patrícia Coradim Sita, da UEM, e Para além da necessidade: o compromisso explicativo da lógica espinosana é o assunto da paletra do professor Cristiano Novaes de Rezende, da UFG. Na sexta-feira (27), então, o evento é encerrado com as conferências Vico e o conceito de Providência Divina: compatibilizando determinismo e liberdade do agir, com o professor Sertório de Amorim e Silva Neto, da UFU; e Samuel Clarke contra o determininsmo de Anthony Collins, que será proferida pelo professor Rodrigo Brandão, da UFPR.