Hoje, 20 de maio, é o Dia do Pedagogo. O Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) faz uma reflexão sobre a profissão. Leia aqui o texto em homenagem aos pedagogos, elaborado por professores do DTP.

A PEDAGOGIA E O CAMPO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
No dia 20 de maio é comemorado o Dia do Pedagogo no Brasil.  A data foi instituída pelo Decreto de Lei nº 7.264, de 20 de Maio de 2010. Criado em 1973, o curso de Pedagogia da UEM, por décadas tem formado este profissional. Estendeu esta formação na modalidade a distância, com o Curso Normal Superior, e posteriormente conhecida como Pedagogia-Ead. Destacamos também  a Pedagogia-PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) e por último o Curso de Pedagogia do Campo, todos  da Universidade Estadual de Maringá,  que juntos possuem a missão de formar pedagogos e pedagogas.
Aproveitamos a data para homenagear esses profissionais e todos/as aqueles/as que atuam na formação do Pedagogo/a. Em especial os professores dos Departamentos de Teoria e Prática da Educação (DTP), o Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e o programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) em nível de Mestrado e Doutorado, que é composto fundamentalmente pelo DTP e DFE, importante programa quando pensamos na formação verticalizada do pedagogo e de outros profissionais que  nos procuram.
As professoras Aparecida Meire Calegari Falco e Jani Alves da Silva Moreira, ambas da área de Políticas Públicas e Gestão Educacional do DTP, destacam  que os campos de atuação da Pedagogia se ampliou, impulsionadas pelas orientações político-culturais que geraram a necessidade de novos processos formativos e o atendimento de novas tutelas sociais,  como novos campos de atuação do pedagogo. Questões que anteriormente eram “invisíveis” clamaram por intervenções que passaram, a partir da década de 1990, a ter necessariamente as possibilidades de intervenções  pedagógicas, tanto no interior das escolas  como fora delas.
 Neste contexto, o curso de Pedagogia da UEM reorganizou em 2006 um novo currículo para a formação do pedagogo, traçando um novo perfil profissional e assegurando, acima de tudo, o estatuto epistemológico do campo da Pedagogia, uma vez que muitos “atores educativos” poderiam atuar em novos campos e seguimentos em nome de um fazer pedagógico, sem o comprometimento de uma práxis efetivamente transformadora no sentido da emancipação humana.
Em nossa sociedade ainda existe uma crença de que “qualquer um pode ser professor, desde que domine algumas técnicas de ensino”. Isto é preocupante, especialmente em um momento em que assistimos a precarização do trabalho docente e, sem dúvida, tal situação se reflete no trabalho do pedagogo.    O licenciado em Pedagogia será um profissional com ampla possibilidade de atuação onde saberes educativos sejam necessários, haja vista que seu título lhe oportunizará desenvolver profissionalmente várias atividades em espaços escolares e não-escolares. Tais conceitos articuladores do curso - Docência, Gestão e Conhecimento - estabeleceram um novo perfil do pedagogo, no qual a docência ocupou uma posição hegemônica no interior do curso de Pedagogia, não apenas por ser a sua base, mas por expressar uma nova concepção de docência: sua intencionalidade pedagógica.
Independentemente dos debates instaurados e do dissenso acerca da docência como base da formação do pedagogo, defendemos que a formação do pedagogo deve ser consubstanciada em uma sólida formação, que privilegia as categorias fundantes do trabalho educativo que efetivamente darão os aportes teórico-metodológicos para a atuação desse profissional nos vários espaços que se delineiam na sociedade.
Assim sendo, em nossa formação evitamos a visão reducionista, dos apelos pela construção dos saberes a partir de uma epistemologia focada somente na prática, que redunda numa formação deficiente e na consequente ação desastrosa em quaisquer campos que os pedagogos possam vir a atuar, quer seja nos espaços escolares ou nos não escolares.
Os campos de atuação do pedagogo são diversos. Podemos afirmar que o pedagogo encontra atuação na Pedagogia Social a partir das ações em várias frentes a exemplo de:  Atenção à infância e adolescência em situação de vulnerabilidade; atenção à família em suas necessidades formativas-educacionais; atenção à terceira idade; atenção aos pessoas com Necessidades Educativas Especiais;  atenção à pessoas hospitalizadas (pedagogia hospitalar); atenção à grupos marginalizados (imigrantes, minorias étnicas, privados de liberdade e ex-presidiários);  promoção da condição social da mulher;  educação de jovens e adultos; educação do/no Campo; educação em ambientes empresariais; em propostas de Cidades Educadoras; Mídias Educativas e por fim na Ecopedagogia ou Pedagogia da Terra, esta última organizada como resposta a uma emergência atual de se pensar os problemas ambientais de modo a considerar os aspectos econômicos, culturais e políticos.

A atuação do pedagogo nos espaços escolares e não escolares ficou claramente evidenciado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (BRASIL, 2006), quando este documento estabeleceu que:
Art. 4º O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Parágrafo único. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
I - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
II - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
III - produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares (BRASIL, 2006. Grifos nosso).


Ressalta-se a necessidade de que a sociedade deve conhecer esses campos de atuação do profissional Pedagogo e valorizar as ações tão primordiais para o desenvolvimento de novos conhecimentos e para a formação de outros profissionais no país. Como se viu, o campo de atuação do Pedagogo ampliou-se e delimitou-se, mesmo com as reformulações ocorridas nos cursos de Pedagogia, cabe ainda a cada profissional em formação contínua especializar-se em sua área de atuação e pesquisa.
Neste dia 20 de maio,  desejamos que todos os Pedagogos e Pedagogas sintam-se orgulhosos com a devida importância de sua profissão no Brasil. Reconhecemos o quanto a Pedagogia contribui para o fazer pedagógico desenvolvido em nossas escolas, empresas, hospitais, organizações não-governamentais, secretarias e instâncias gestoras da educação públicas e privadas. Que este trabalho educativo do profissional Pedagogo seja cada vez mais valorizado e reconhecido!
Para finalizar, deixamos uma reflexão: “ A Educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo” (PAULO FREIRE).