Itana Gimes e Edson Oliveira, na webconferência

Os professores Itana Gimenes (atual pró-reitora de Extensão e Cultura) e Edson Oliveira Junior, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), reuniram-se, na última quarta-feira (18), por meio de webconferência, com o professor Horacio González-Vélez, da National College of Ireland, na Irlanda.
Além de representantes da UEM, participaram do evento também representantes da área de Ciência da Computação das universidades estaduais de Londrina (UEL), Centro-Oeste (Unicentro), Ponta Grossa (UEPG), Norte do Paraná (UENP), Oeste do Paraná (Unioeste) e Estadual do Paraná (Unespar). A reunião foi uma iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Seti), considerando a internacionalização no ensino superior do Paraná.
Na UEM, o encontro foi uma atividade do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) e faz parte dos esforços do Escritório em aumentar as possibilidades de cooperação internacional entre docentes da instituição, criando oportunidades de novos financiamentos, intercâmbio de pesquisadores e estudantes e, consequentemente, resultando em maior visibilidade da UEM.
Os trabalhos serão desenvolvidos por meio de reuniões periódicas, culminando no envio de um projeto para órgãos europeus de fomento à pesquisa, a ser elaborado pelas sete IES estaduais do Paraná e pelo National College of Ireland.
O objetivo é buscar aplicação das ciências da computação na saúde, agricultura e educação. A próxima reunião ficou agendada para o dia  8 de junho.