tech savvy expert writing ai script

Edital de abertura do programa tem novidades para o ciclo 2024/2025; saiba como participar

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção do Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ciclo 2024/2025. Os candidatos a orientadores devem se inscrever até as 17h30 do dia 29 de maio, por meio do site do Sistema de Gestão de Projetos (SGP).

O regulamento, o edital de abertura do processo e seus anexos podem ser obtidos no mesmo site, na aba “Projetos Pibiti-CNPq-FA”, e também no site do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UEM.

O Pibiti/UEM visa estimular a participação de estudantes de ensino superior em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e aos processos de inovação. O programa é mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) e por recursos próprios da UEM.

Novidades

O regulamento do Pibiti/UEM tem novidades para o ciclo 2024/2025. Uma delas é que, durante o cadastro dos projetos no sistema SGP, constará a vigência de 01/09/2024 a 31/08/2025, conforme prazo estipulado pelo CNPq. No entanto, segundo o Ato da Diretoria Executiva nº 39/2024 da FA, a vigência dos projetos que forem contemplados com recursos da fundação será definida somente após assinatura e publicação do instrumento jurídico contratual pertinente entre FA e UEM.

A vigência será informada aos interessados via e-mail, por meio dos endereços cadastrados no SGP. Dessa forma, o cronograma de atividades dos bolsistas contemplados pela FA também poderá sofrer alterações. Ainda assim, é direito do participante receber a bolsa durante o período em que permanecer no projeto.

Outra novidade, também prevista no edital de abertura, é que os bolsistas deverão participar de ao menos um evento promovido ou apoiado pelo NIT, além do encontro inicial do programa. Um chamamento dos eventos interessados em receber os bolsistas do Pibiti será promovido, em breve, pelo NIT.

Os resultados finais dos projetos contemplados pelo Pibiti/UEM deverão ser apresentados no segundo semestre de 2025, durante o Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eaiti), a ser realizado na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no site do NIT. Em caso de dúvidas, também é possível contatar o e-mail pibiti@uem.br ou o telefone (44) 3011-5084.

Pibic/UEM

Conforme divulgado anteriormente, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da UEM também estão abertas até as 17h30 do dia 29 de maio.

O regulamento e o edital de abertura do programa também podem ser encontrados no SGP, na aba “Projetos Pibiti-CNPq-FA”. Assim como o Pibiti, o Pibic também é vinculado ao CNPq e à FA, em parceria com a UEM.

Em caso de dúvidas sobre o Pibic, os interessados devem contatar a Divisão de Pesquisa Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UEM, por meio do telefone (44) 3011-4569.