meditacao iherbarium

Curso oferece possibilidades de mais disposição para resolver os assuntos do dia a dia, de forma organizada

O curso “Tempo de Silêncio”, que utiliza a técnica de Meditação Transcendental (MT), está inscrevendo para nova turma. A ação é promovida pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM).

O treinamento será realizado, em um novo horário. Serão cinco encontros, de 10 a 14 de junho, segunda a sexta da próxima semana, das 17h30 às 19h, no Auditório Ney Marques, no campus sede da UEM.

O ministrante é instrutor da Associação Internacional de Meditação (SIM), Gustavo Cerna Herrera. Depois da capacitação oferecida por ele, a equipe do projeto vai dar continuidade ao processo, realizando encontros presenciais diários, de 20 minutos de prática, ao longo de seis meses.

As vagas são limitadas a no máximo 50 participantes e estão abertas à comunidade interna e externa da UEM.

Importante dizer, que “o curso será integralmente subsidiado para os participantes que se comprometerem e cumprir a frequência mínima estipulada de 75%, ao longo dos seis meses, e 100% na primeira semana”, informa o coordenador do projeto e do Mudi, Celso Conegero.

Redução da ansiedade - Segundo estudos realizados pela OMS, o Brasil é o país com maior índice de pessoas ansiosas do mundo. Seja pelo estresse do cotidiano ou pela falta de foco gerado por hábitos, a meditação pode representar uma ferramenta eficaz para diminuição dos níveis de ansiedade.

Gabriela Cristina Sermanovicz de Oliveira, que está iniciando o processo de aprendizado de MT, diz que procurou o curso para tratar a ansiedade, respeitando seu tempo, seu corpo e seu espírito, buscando uma vida melhor.

“Sinto que, já no início, a meditação me ajudou a ter mais paciência com meu processo, entender que tem momentos que a gente se sente mais conturbado, mas que podem ser amenizados tornando esse processo meditativo um hábito, todos os dias. Isso me traz mais tranquilidade, mais relaxamento. Eu ainda tenho sentido mais disposição para resolver os assuntos do meu dia, de forma mais organizada”, descreve Gabriela.

Além da redução da ansiedade, a prática da Meditação Transcendental pode ser uma ótima alternativa para quem busca uma atividade em grupo. Oliver Schwellberger Schaffland, 23 anos, meditante desde 2017, decidiu se inscrever na MT após conhecer os benefícios da prática em grupo. “A Meditação Transcendental me ajudou a conseguir alcançar um maior nível de imersão, diferente de quando eu praticava sozinho”, relata Schwellberger.

O estudante de Comunicação e Multimeios relata que, assim como Gabriela, sente tranquilidade e uma imensa força interior durante as sessões, sentimentos que se estendem durante a semana. “Com a aquietação de minha mente durante a meditação, me sinto menos ansioso e mais paciente ao realizar minhas tarefas do dia a dia. Tenho mais paz”, completa Oliver.

10/06/2024: Palestra inicial das 17h30 às 19h30

11/06/2024: Primeira meditação individual (duração de aproximadamente 1h - a definição do horário de cada aluno ocorrerá na palestra do dia 10 de junho)

12 a 14/06/2024: Palestras e meditação em grupo das 17h30 às 19h30

Observação: A presença é obrigatória na primeira semana do curso

De 17/06/2024 em diante: encontros diários com 20 minutos de duração, no Auditório Ney Marques da UEM por, pelo menos, seis meses. Nesta etapa do curso, será obrigatória a frequência mínima de 75%

SERVIÇO

Curso “Tempo de Silêncio por meio da técnica de Meditação Transcendental da UEM”

Data: de 10 a 14 de junho, das 17h30 às 19h30

Local: Auditório Ney Marques, campus sede da UEM

Formulário de inscrição

Informações: (44) 99987-8151 ou pelo Instagram @meditacaouem.