2024 06 05 Dia do Meio Ambiente PET QUIMICA 21 of 22

Atividade teve como objetivo informar a sociedade acadêmica sobre a importância da conscientização ambiental

Galeria de imagens

O Programa de Educação Tutorial de Química (PET-Química), vinculado ao Departamento de Química (DQI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou na última quarta-feira (5), em frente à Biblioteca Central (BCE), a atividade AmbPET pela primeira vez, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Essa atividade teve como objetivo informar a sociedade acadêmica sobre a importância da conscientização ambiental, abordando pautas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta primeira edição, o tema abordado foi o lixo eletrônico.

Neste contexto, a atividade AmbPET apresentou à comunidade acadêmica informações importantes sobre esses dispositivos, como sua reutilização, reparação, reciclagem, economia circular e descarte correto, contemplando o 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também foi realizada uma campanha incentivando alunos, professores e funcionários a descartarem seus lixos eletrônicos em pontos de coleta distribuídos na universidade durante a Semana do Meio Ambiente. Todo lixo eletrônico arrecadado será enviado para locais aptos a seu recebimento e destinação adequada.

Segundo a professora e tutora do PET-Química, Catarinie Diniz Pereira, “considerando que vivemos em uma era tecnológica, os avanços eletrônicos são constantes e velozes. Consequentemente, têm-se o surgimento de novos dispositivos e a obsolescência programada, resultando em um grande acúmulo de dispositivos. Lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo ou resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE), é todo aparelho elétrico ou eletrônico que chegou ao fim de sua vida útil ou que se encontra danificado e não tem mais utilidade. Isso inclui desde smartphones e computadores até eletrodomésticos como geladeiras e micro-ondas”.

Para Pereira, é importante ressaltar “que pilhas descarregadas também fazem parte deste conjunto. Quando descartados inadequadamente, liberam substâncias tóxicas (como metais como mercúrio, chumbo e cádmio) que contaminam o solo e os lençóis freáticos, prejudicando ecossistemas e a saúde humana. Além disso, muitos desses produtos contêm metais preciosos, cujo reaproveitamento poderia reduzir a demanda por mineração e seus impactos ambientais”.

Além da professora, participaram da atividade os alunos da graduação do curso: Agnes Louize dos Santos, Ana Júlia Bevilaqua, Francisco Andrioli Vigoto, Joyce Heloisa Feliciano, Leonardo de Brito Ferreira, Matheus de Andrade Urbano, Manuela de Menezes Rodolfi, Pablo Eduardo Balan, Renato Spessato del Faveri e Vitor Hugo Hara de Oliveira.