Brasão do Município 4

Homenagem foi concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade maringaense e científica

Fotos: Marquinhos Oliveira/CMM

A Câmara de Vereadores de Maringá promoveu, durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (27), uma homenagem concedendo o Brasão do Município ao Curso de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, representou o reitor, Leandro Vanalli, na cerimônia.

Na mesma sessão, também foi concedido o título de Mérito Comunitário aos professores do Departamento de Engenharia Química (DEQ/UEM): Gisella Maria Zanin, Mara Heloisa Olsen Scaliante, Nehemias Curvelo Pereira e Pedro Augusto Arroyo.

A proposta, idealizada pela vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT), reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade maringaense e celebra mais de 50 anos de contribuição para a população e a comunidade científica.

Brasão do Município 1

Representando o curso do DEQ/UEM, o professor Nehemias Curvelo Pereira agradeceu a honra concedida e falou sobre sua atuação como docente do departamento. “Ela me trouxe grandes oportunidades, especialmente na formação de tantos profissionais de engenharia química, que estiveram e estão em atuação não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. A possibilidade de colaborar com a criação, implantação e desenvolvimento de dezenas de novos cursos em nosso país é também para mim uma grande realização profissional. Fazer ciência e desenvolvimento tecnológico no Brasil não é fácil, entretanto o corpo docente do Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá sempre esteve à frente de várias ações, buscando a colaboração com o setor produtivo do nosso país, bem como com a cooperação internacional.”

O CURSO

O Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi implantado em agosto de 1973 para dar suporte ao curso de graduação em Engenharia Química, criado em 1971. O DEQ/UEM iniciou suas atividades com sete mestres em Engenharia Química, que atuavam desde 1972 nos Departamentos de Matemática, Física e Química da UEM.

Ao longo de sua existência, o DEQ tem sido fiel a um de seus princípios básicos: a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Essa integração foi concretizada através dos programas de Iniciação Científica, do Programa de Educação Tutorial (PET), das disciplinas Trabalho de Graduação e Estágio Supervisionado e pela participação direta dos alunos em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

O objetivo final do DEQ/UEM é oferecer ensino, pesquisa e extensão da mais alta qualidade e manter um corpo docente qualificado para o desempenho permanente dessas atividades. O curso de graduação em Engenharia Química da UEM destaca-se no cenário nacional e tem sido classificado extraoficialmente, desde 1983, entre os cinco melhores cursos do país.