Notas

A convite da Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem), no próximo dia 8 de outubro, o presidente da Paranaprevidência, desembargador Munir Karam, proferirá palestra abordando o tema, Sistema Previdenciário dos Servidores Públicos do Paraná.

O evento será no auditório Nadir Cancian (Aduem), às 14h30. A palestra mostrará o cenário atual dos fundos previdenciários geridos pela Paranaprevidência, assim como, o futuro do sistema previdenciário.

Professores, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) participaram da primeira reunião do grupo de trabalho para o enfrentamento ao crack e outras drogas, nesta terça-feira (21), na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em Curitiba. De acordo com o secretário Nildo José Lübke, a ideia é estabelecer um trabalho conjunto nas instituições, pois há a necessidade de um programa específico que auxilie os usuários, familiares e amigos. “O governador Orlando Pessuti pediu empenho nesse projeto, oferecendo condições para seu desenvolvimento e eu farei o melhor possível para que tenhamos êxito”, informou.

Durante o encontro, o enfermeiro da Universidade Estadual de Londrina (UEL), David Roberto do Carmo, fez uma apresentação sobre os riscos e motivos que levam uma pessoa a tornar-se dependente, entre os quais, fatores psicossociais e financeiros. Além disso, pessoas sem informação adequada sobre os efeitos causados pelas drogas, pessoas com saúde deficiente e com personalidade vulnerável apresentam, segundo ele, maior risco para o vício.

Um outro ponto discutido diz respeito à natureza da questão. De acordo com os profissionais, o envolvimento com drogas é, inicialmente, familiar e educacional e, na sequência, passa a ser de saúde pública. Para a advogada Lisis Pissaia, que integra a Assessoria Jurídica da Seti, é preciso trabalhar com a prevenção, “e para isso, investimentos nesses três aspectos são fundamentais”, afirmou.

Ainda segundo a advogada, a conscientização familiar precisa ser fortalecida, já que muitas vezes, pais e responsáveis transferem o problema para a escola. “Por isso, a necessidade de que cursos de Direito, Pedagogia e Licenciaturas abram espaço para disciplinas que tratem o tema e desenvolvam discussões que preparem professores para lidar com a questão”, explicou.

Para finalizar, o secretário Lübke destacou a necessidade de que os reitores envolvam os cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e os Hospitais Universitários. “Esse grupo é responsável por colocar em prática essas  ideias e proporcionar a reconstrução da vida desses usuários num esforço coletivo”, disse.

Os representantes das Universidades e Faculdades Estaduais do Paraná relataram, na reunião, ter conhecimento de que o uso de drogas entre os universitários é algo crescente. Algumas já desenvolvem projetos que enfocam a importância dos “fatores de proteção”, que são habilidades sociais, habilidades para solucionar problemas, vínculos positivos com pessoas ou instituições, entre outros.

O próximo encontro acontece na Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava, onde o grupo dará sequência à construção de diretrizes na área de ensino, pesquisa e extensão com o intuito de colocar em prática as ações previstas.

Milielton Cardoso é aluno do segundo ano do curso de Design de Produto e é um dos 4 classificados na categoria Revelação, com o projeto “Universalismo ”, no concurso da AuDITIONS, o maior na área de design de jóias em ouro do mundo.

A síntese da nossa coexistência, o símbolo da identidade. Com base neste tema, os participantes o acadêmico produziu criações conceituais. Os jurados avaliaram a concepção do produto, nos aspectos de uso de materiais, processos, adequação ao tema, inovação e atratividade. Foram classificados 24 projetos (20 da categoria Designer e 4 da categoria Revelação). O resultado dos vencedores, com a entrega dos prêmios será em novembro.

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM (106,9), reapresenta, nesta sexta-feira (24), às 11 horas, e na quarta-feira (29), debate sobre o tema Economia Solidária. O programa é apresentado por Paulino Júnior e participam deste debate a professora da UEM, Márcia Campos Andrade, e o mestrando em Ciências Sociais da UEM, Jéferson Soares Damascena. Ponto & Contraponto é um programa sobre interesse público, promovendo debates com especialistas sobre os temas em questão.  

No dia 11 de outubro, segunda-feira, decretado recesso pela reitoria, haverá interrupção no fornecimento de energia elétrica, das 8 às 10 horas, para serviços de melhoria na rede elétrica, a ser realizado por uma empreiteira e Copel.

Os blocos atingidos pelo desligamento serão os seguintes:

14 (Incubadora Tecnológica), 32, 33, A01, A09, A34, B08, B33, B34, B49, C23, C34, C56, C67, C90 (obra), D34, D67, D89 (obra), D90, E34, E46, E78, E90 (obra), F90 (obra), G80, H01, H12, H57, I12, I24 (obra), I45, I46 (obra), J01, J12, J13, J35 (obra), J45, J57, K10, K68,  K80 (sala 10), M02, M05, M06, M07, M08, M15 (obra), M19 (piscina), M24, M40 (obra), N02 (campo), N19 (Pista de Atletismo), O02, O06, O07, O08, O09, O10, O11, O13, O21, O27, O33, O35, P01 (RU), P03 (BCE), T01, T02, T08, T10, T13 (CAP), T15, T20 (obra), T22, T25, T33 e T35.