Notas

Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget. Este é o título do livro de autoria do professor Adrian Oscar Dongo-Montoya, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Marília e da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru), que será lançado no próximo dia 27, às 20 horas, no Auditório Aldebar Antonio Sampaio, no bloco F-67, câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O lançamento é organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação (Gepege), da UEM, sob a coordenação da professora Clélia Ignatius Nogueira. “Ninguém pode pensar em como ensinar, se não se sabe como se aprende”, afirma a professora. O importante deste evento, de acordo com Clélia, é a discussão gerada sobre a aprendizagem em diferentes momentos da vida e como isso pode ser levado à sala de aula.

Juntamente com o lançamento do livro o professor Adrián, pós-doutor, na França, pelo Laboratório de Psicologia Genética do Instituto de Psicologia da Universidade de Lyon II, fará uma palestra sobre os principais pontos discutidos em seu livro, que mostra a teoria de Piaget do ponto de vista da aprendizagem, dialogando com outros teóricos, como Vygotsky. Serão emitidos certificados aos participantes.

Informações com a professora Clélia Ignatius Nogueira, no telefone (44) 3011-4827.

Recordação eterna das ações memoráveis. Essa é a frase que Camila Milanese Franco cita para definir a exposição Templo, que fica no Museu da Bacia do Paraná (MBP), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), até dia 30 deste mês.

As seis obras resumem o que Camila entende por Templo, lugar de oração, confirmação, exaltação, comemoração, realização e reflexão.

O Museu da Bacia do Paraná está aberto das 8h às 11h e 14 às 17horas, de segunda a sexta-feira. No horário noturno é possível com agendamento prévio. O telefone de contato é o (44) 3261-4294.

Uma visita à Copercana é o tema do Dia de Campo que será realizado, no dia 27, no município de Nova Aurora. A promoção é da disciplina de Extensão Rural, ministrada pelo professor Edinaldo Michelon, do Departamento de Agronomia da UEM.

A proposta do grupo quebrar paradigmas frente ao modelo convencional do sistema agroindustrial. Na visita, os interessados encontrarão uma cooperativa que funciona no sistema orgânico, porém de nível industrial. A Copercana tem como principal e, por enquanto, único produto a cachaça orgânica. Dentro desse contexto, espera-se que os visitantes tenham uma visão de que o sistema de produção orgânico não funciona apenas em nível familiar auto-sustentável, mas também representa uma forma de agricultura que tem muito a prosperar e trazer benefícios socioeconômicos para o País.

A saída do Dia de Campo será em Maringá. Está marcada para 7 horas, do dia 27, com retorno previsto para às 19h30. O evento oferece almoço. Contatos devem ser feitos com Fábio F. de Lima - 9979-8281; Lucas Ranalli - 9957-1294; Ricardo Bueno - 8811-5049 – e Paulo Pereira - 9949-0219.

A Revista Acta Scientiarum Agroronomy acaba de ser indexada na principal base de dados da América Latina e Caribe, a Scientific Electronic Library Online-SciELO. Isso significa uma maior visibilidade aos artigos, mas principalmente aumentará o fator de impacto dos artigos publicados neste periódico.

A indexação da Revista Acta Scientiarum Agronomy é mais um dos frutos de um projeto que inclui outras cinco revistas Acta Scientiarum e que foi iniciado há 1 ano e 6 meses com a vinda de representantes do SciELO e ISI WEB OF SCIENCE. Convidados pela Eduem, proferiram palestras sobre plataformas científicas.

A UEM tem como objetivo indexar as revistas Actas Scientiarum nas principais plataformas de dados do mundo. E graças a dedicação e esmero da Eduem, sua diretoria, editores e funcionários esse objetivo vem sendo atingido gradativamente. Hoje, as revistas Acta Scientiarum se encontram indexadas em plataformas de relevância mundial, tais como: ISI Web of Knowledge (Web of Science), SciELO, Agris, Scopus, entre outras.

Outras informações no site www.uem.br/acta ou pelo telefone 3261-4253.

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, nos próximos dias 19 e 20 desse mês o Departamento de Ciências Sociais (DCS) e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (NEIAB) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizarão duas mesas redondas, que versarão sobre a religiosidade e o ensino de história e cultura afro-brasileira.

 

A primeira mesa redonda será amanhã (19), às 19h, no auditório do bloco C-67, e a segunda no dia 20, também às 19h, no auditório do bloco H-35. As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas no local.

 

O público alvo do evento é a comunidade acadêmica, militantes do movimento negro, professores do Ensino Fundamental e a sociedade de modo geral. O objetivo do evento é informar sobre a religiosidade afro-brasileira, para diminuir o preconceito e os estereótipos negativos relacionados a ela, além de trazer subsídios aos profissionais da educação, para que possam cumprir a Lei 10.639, que exige o ensino da cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental.

 

Além das mesas redondas, ainda haverá, na Biblioteca Central da UEM, entre os dias 20 e 28 desse mês, uma exposição sobre Intelectuais Negros no Brasil.