Notas

O Departamento de Fundamentos da Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM promovem o curso Filosofia e Educação no Pensamento de Auguste Comte, no dia 20 de junho, das 7h45 às 18 horas, no auditório do Bloco F-67. O curso abordará os tópicos: Auguste Comte: vida e obras; A Filosofia e a Religião Positivista; A Educação como Parte da Moral; e A Concepção Comtiana de Educação.

O curso será ministrado por Sergio Tiski, doutor em Filosofia e professor da UEL, que trabalha nas áreas de pesquisa que envolvem Augusto Comte, Positivismo, Moral, Religião, Filosofia e Ciência. A coordenação é do professor Cézar de Alencar Arnaut de Toledo (caatoledo@uem.br). O número mínimo de inscritos é de 10 pessoas e o máximo de 200. A inscrição deve ser feita pela internet: www.dfe.uem.br, a partir do dia 18 deste mês. A taxa é de R$ 20,00. Outras informações pelo fone 3261-4839.

Até 28 deste mês, a Aiesec, organização gerida por jovens universitários, realiza processo seletivo específico de recrutamento de acadêmicos ou recém-formados interessados em intercâmbios profissionais em um dos 105 países em que a Aiesec está presente. A entidade possui vários tipos de intercâmbios.

As vagas são para universitário ou recém-formado, com até 30 anos de idade e disponibilidade para realizar o intercâmbio nos próximos três meses. Outras informações pelo fone 3261-3688 ou no escritório da organização, instalado no Bloco D-67, sala 104, na UEM.

O professor Javier Martin Vide, catedrático de Geografia Física da Universidade de Barcelona e presidente fundador da Associação Espanhola de Climatologia, profere a palestra As Mudanças Climáticas: uma nova realidade, no dia 3 de junho em Maringá. A atividade começa às 20 horas na Câmara Municipal.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM e organizado pela professora Leonor Marcon da Silveira. As inscrições (gratuitas) para os que desejarem certificado devem ser feitas até as 17 horas do dia 3, na secretaria do PGE (bloco H-12, sala 18, de manhã e à tarde) ou na secretaria do DGE  (bloco J-12, sala 17, de manhã e à noite).

O PGE também promove o curso Nuevas Realidades, Concepciones Y Métodos Em Climatologia, com 30 horas aula, de 1º a 5 de junho. As aulas serão das 9 às 12h30. O período da tarde será dedicado para orientação de trabalhos práticos. As atividades serão desenvolvidas no auditório do bloco H-12, sala 14.

O curso é destinado a professores, a alunos de pós-graduação em Geografia (regulares, não-regulares e egressos) do PGE e de pós-graduação de áreas afins. Este curso é pré-requisito para os alunos interessados em cursar a disciplina 4056-O Estudo dos climas e suas relações com o ambiente. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 22 deste mês às 17 horas, na secretaria do PGE.

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio de Engenharia Química, promovido pelos professores do Departamento de Engenharia Química, da UEM, em parceria com Centro Acadêmico de Engenharia Química, Conseq (Consultoria e Soluções em Engenharia Química Junior) e o PET-EQ.

Com o tema Ampliando Perspectivas, o evento tem por objetivo discutir o perfil do engenheiro químico nas atuais conjunturas da crise econômica, que afeta diretamente a indústria. Bem como aportar as possíveis soluções para que este profissional amplie as suas oportunidades no mercado de trabalho.

O evento começa no dia 25 e vai até 29 de maio. E contará com a presença de engenheiros químicos de diversas universidades do Brasil, que vão proferir palestras das diferentes áreas da Engenharia Química. E neste ano também serão realizados mini-cursos.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ctc.uem.br/seq no valor inicial de R$35 reais. Amanhã (6) é o último dia para o envio de trabalhos científicos.

Outras informações pelo telefone (44) 3261-4778

A programação do Cinuem desta quinta-feira (14) apresenta o filme Bom Dia, Vietnã, dirigido por Barry Levinson, em 1987, e produzido pela Touchstone. Segundo a coordenadora do projeto, Fátima Neves, a Touchstone, ligada ao conglomerado Disney Company, foi concebida para produzir filmes para o público adulto. Comenta que especialistas afirmam que esta empresa usa, em seus filmes, “o discurso da inocência para policiar e conter as idéias potencialmente subversivas da memória e da cultura popular".

Explica que promover a política do esquecimento; produzir uma visão particular das relações de classe e de consumo; incentivar o patriarcado e os valores familiares tradicionais são, no entendimento dos críticos, os objetivos que fundamentam o conglomerado da Touchstone. A programação será no anfiteatro Ney Marques, a partir das 18h30. Os comentários estarão sob o comando de Fábio Ribeiro Viana (DCS).

A Rádio UEM FM terá novo programa a partir do próximo semestre, com objetivo de levar conhecimento sobre agricultura sustentável com linguagem acessível para quem trabalha e vive no campo e, por extensão, para o público consumidor interessado em segurança alimentar e consumo sustentável. O Projeto Ser Voz – Assuntando pelo Rádio foi aprovado recentemente pela Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Universidade Sem Fronteiras/Diálogos Culturais.

O Projeto visa ainda a fortalecer a agricultura familiar e a produção orgânica/agroecológica familiar; conscientizar e incentivar a produção e o consumo de produtos orgânicos; disponibilizar informações sobre agricultura sustentável para agricultores familiares que lidam com agropecuária convencional; promover o desenvolvimento regional sustentável. 

O coordenador geral, professor do Departamento de Agronomia da UEM, José Ozinaldo Alves de Sena, disse que o projeto de extensão terá uma abrangência na divulgação, focando os agricultores familiares da região de abrangência da Rádio 106,9, FM UEM (norte/noroeste do Paraná). Ele acredita que a comunicação deve servir como um meio facilitador na divulgação de conhecimento técnico e científico para a comunidade rural. “Pretendemos aproximar a universidade, o poder público, a sociedade civil organizada e os agricultores familiares, principalmente, os que trabalham com ênfase na produção sustentável”, mencionou.

A proposta é usar o meio de comunicação mais acessível no campo que é o rádio para o resgate cultural, de identidade e de cidadania. O programa está sendo formatado por pesquisadores da UEM, recém-formandos e acadêmicos, além da participação de funcionários da Rádio da Universidade Estadual de Maringá.

Durante a Expoingá, os estudantes da UEM estão aplicando questionários, principalmente aos produtores rurais, para um levantamento quantitativo e técnico. “Pretendemos verificar in loco e usar esses dados como base na elaboração do programa radiojornalístico”, comentou Sena.

O Assuntando pelo Rádio abordará, entre outras questões, a importância do conhecimento, a agropecuária sustentável, segurança alimentar, o acesso ao crédito, o planejamento da produção, a comercialização e “novas tecnologias”.