Notas

Nos dias 27 e 28 de novembro (quinta e sexta-feira), será realizado, no bloco C-23, o Fórum de Debates sobre Teoria Econômica Contemporânea, promovido pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas e pelo programa de Pós-graduação em economia da UEM.

 

No período da manhã, o evento terá apresentação e discussão de artigos elaborados pelos professores de Pós-graduação em Ciências Econômicas da UEM e, à tarde, palestras e mesas-redondas.

 

Inscrições e outras informações pelo site www.pce.uem.br ou pelo telefone 3261-4987.

 

Maringá receberá, no dia 12 do próximo mês, a visita do professor John A. Zee, da Universidade de Laval, localizada em Quebec, no Canadá. Zee virá como representante da instituição para conhecer o potencial educacional da cidade, conversar com autoridades e visitar instalações.

 

Na UEM, John A. Zee apresentará a Universidade de Laval, além de visitar a Incubadora Tecnológica de Maringá e as futuras instalações do ITM. Zee também irá conversar com o reitor Décio Sperandio. Em sua passagem por Maringá, o professor também terá um encontro com o prefeito Sílvio Barros e visita o Cesumar, onde conversará com o reitor Wilson de Mattos Silva.

 

Começa hoje o Workshop Internacional de Economia Aplicada, promovido pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas e pelo Programa de Pós-graduação em Economia da UEM.

 

O evento será realizado no bloco D-34 (laboratório de econometria), e abordará temas como a economia aplicada, microeconometria e modelos CGE. Vai até o dia 14 de novembro e reunirá ministrantes da UEM, Universidade da Carolina do Sul (EUA) e Universidade de São Paulo (USP).

 

Outras informações pelo telefone 3261-4987.

 

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza, na próxima quarta-feira (29), a Conferência A Enfermagem e a Pós-graduação na Universidad de Concepción – Santiago/Chile. O evento, promovido pelo Mestrado em Enfermagem, será no Auditório da FADEC (Bloco 0-36). A ministrante é a professora Sandra Verônica Valenzuela Suazo, associada do Departamento de Enfermagem da Universidade de Concepción.

 

A conferência é direcionada aos alunos e professores do Mestrado em Enfermagem e do Departamento de Enfermagem da UEM. Na discussão estarão o curso de Enfermagem na Universidade de Concepción, o programa de pós-graduação na área, as linhas de pesquisa, projetos e redes de cooperação.


A conferência terá início, no período da manhã, às 8h30, e será retomada à tarde, às 14h.

 

A 1ª Meia Maratona de Maringá presta homenagem ao empresário Antonio Donizete Fermenton, que era um grande incentivador da Maratona Pare de Fumar Correndo, falecido este ano em acidente automobilístico. As provas serão disputadas no dia 9 de novembro, a partir das 8h30, com saída em frente do Parque do Ingá. Serão três categorias: individual (21,097 Km), dupla (10,548 Km cada) e equipe de quatro ( 5,275 Km cada).

As inscrições podem ser feitas até 4 de novembro no site www.maringa.pr.gov.br/meiamaratona a uma taxa de R$ 20,00 por cada atleta. A promoção é da Associação de Atletismo de Maringá, com o objetivo de estimular as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Haverá premiação em dinheiro, troféus e medalhas. Os atletas devem retirar o kit de identificação no dia 8, das 14 às 18 horas, na sede da Secretaria Municipal de Esportes. Outras informações sobre a Meia Maratona, que conta com apoio da UEM, pelos fones 9101-0047, 9116-3867 e 9944-1410.

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem está com as inscrições para o mestrado abertas até 10 de novembro. Elas podem ser feitas das 13h30 às 17 horas, na secretaria do PSE, Bloco 1, sala 23, com a entrega da documentação exigida, ou enviadas pelo correio, desde que postadas até o dia 8.

Os candidatos passarão por prova escrita e de inglês, entrevistas, análise de currículo, da disponibilidade para dedicação aos estudos e da proposta do trabalho de pesquisa a ser realizada. Eles concorrerão a quinze vagas. As aulas começam em março do próximo ano.

Com área de concentração em Enfermagem e o Processo de Cuidado, oferece duas linhas de pesquisa: O Cuidado à Saúde nos Diferentes Ciclos da Vida e Gestão do Cuidado em Saúde. Os projetos da primeira linha buscam diagnosticar as dificuldades para o desempenho do cuidado cotidiano à saúde nos diferentes ciclos da vida, bem como dos fatores intervenientes destes cuidados para fornecer subsídios que fundamentam o cuidado de enfermagem. E a segunda linha de pesquisa agrupa pesquisadores que estudam o cuidado coletivo à saúde e a gestão do cuidado à saúde, enfocando o perfil epidemiológico da população, o planejamento, a organização do processo de trabalho e avaliação da produção do cuidado.

Outras informações pelo fone 3261-4494 ou site www.pse.uem.br.