Notas

A Escola de Iniciação Esportiva ao Skate da Universidade Estadual de Maringá (UEM), coordenada pelo Grupo de Estudos do Lazer (GEL), em parceria com a CDR e o SER Atleta, já abriu inscrições para a turma II, no horário de 9 às 10 horas, segunda e quarta-feira. As aulas são gratuitas e terão início a partir da segunda quinzena deste mês, atendendo crianças e adolescentes, independente de gênero e condição sociocultural.

Desde o início do ano já existe uma turma no período da tarde, com participação de 50 alunos, entre meninos e meninas. Os pais ou as próprias crianças podem fazer sua inscrição, no Bloco M06, na CDR ou pelo telefone (44) 3011-4314.

A Festa Junina da PEC, realizada semana passada, entre o Bloco A-34 e o campo de futebol, movimentou o câmpus da UEM. Estiveram presentes o vice-reitor Mário Azevedo; o chefe de Gabinete, Julio Santiago Prates Filho, a procuradora jurídica, Sônia Letícia de Mello Cardoso, entre outras autoridades e servidores.

A festa foi animada pelos grupos Cantos e Encantos  e Fogança. Além dos quitutes deliciosos típicos da festa, houve também o tradicional carrinho de pipoca e o churrasquinho.

O Programa de Pós-graduação em História e o Departamento de história da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizam, no período de 13 a 15 de outubro, o V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História e a XVI Semana de História.

O objetivo do evento é propiciar aos participantes um debate sobre o estado da arte da produção historiográfica, bem como discutir os principais temas da historiografia brasileira contemporânea.

Além de conferências e mesas redondas com historiadores de renome nacional e internacional, a programação prevê a apresentação de trabalhos científicos de pesquisadores e professores universitários, bem como a divulgação da produção acadêmica de alunos de pós-graduação e bolsistas de iniciação científica. Todas as informações dos eventos podem ser vistos na página www.pph.uem.br/vforum.

As inscrições de trabalhos vão até 20 de julho. Para ouvintes e outros participantes - até o primeiro dia do evento. Mais informações: pelo e-mail: forumpph@uem.br ou pelos fones: 3011-4328 ou 3011-4895.

O professor Marino Elígio Gonçalves, do Departamento de Direito Privado e Processual e coordenador do projeto de extensão "Os Direitos de Cidadania e o Meio Ambiente", informa a comunidade acadêmica que encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Extensão "Comunidade de Aprendizagem no Processo de Educação Ambiental".
O período de inscrição vai até o dia 30 deste mês, na secretaria do Escritório de Aplicação do Curso de Direito  - EAD - sala 104 - 1º andar do Bloco D-34, no horário das 9 horas às 11 horas e das 14 horas às 17 horas. Durante o período de férias acadêmicas não haverá inscrições.

O Curso de Extensão terá carga horária de 64 horas (32 horas presenciais e 32 horas não presenciais). As atividades terão início a partir de 1 de agosto com encerramento previsto para 13 de dezembro. A inscrição é gratuita e, ao final, será conferido certificado.

O projeto intitulado O Acervo Biológico do Nupélia como agente difusor do conhecimento científico foi aprovado pelo Edital CNPq/SECIS/MCT/Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa nº 064/2009. A proposta, coordenada por Carla Simone Pavanelli e participação de Andréa Bialetzki, Maria Conceição de Souza e Cláudio Henrique Zawadzki, além de outros servidores e alunos, recebeu R$ 83 mil para bolsistas e custeio.

A proposta visa implementar canais de comunicação entre a comunidade científica e a não científica através do Acervo do Nupélia, composto pelas coleções de peixes, ovos e larvas de peixes e herbário especializado em mata ciliar de rios. Com a implantação do projeto pretende-se criar um portal interativo na internet, realizar oficinas e visitas assistidas de alunos e educadores dos ensinos fundamental e médio de Maringá às coleções do Acervo, para nortear a elaboração de cartilhas educativas a serem distribuídas nas escolas.

A proposta foi aprovada na área de Ciências Humanas do CNPq, por um comitê temático. No total foram contempladas cinco propostas do Estado do Paraná em meio a 108 aprovadas para todo o Brasil.

 

UEM/ASC

APM – 7/7/10

A revista Acta Scientiarum.Technology acaba de ser avaliada no principal índice de fator de impacto, o Journal Citation Reports - JCR (2009), do ISI – Thomson Reuters, recém-divulgado no dia 17 de junho. A publicação atingiu o índice 0,267, na categoria Multidisciplinary Sciences, área de abrangência e característica deste periódico.

A UEM tem como objetivo indexar as revistas Acta Scientiarum nas principais plataformas de dados bibliográficos e a obtenção de índice de fator de impacto no JCR é uma grande vitória. Graças à dedicação, esmero e qualidade das publicações da Eduem, sua diretoria, editores, funcionários, autores e consultores, esse objetivo vem sendo atingido, gradativamente. Hoje, as revistas Acta Scientiarum se encontram indexadas em plataformas de relevância mundial, tais como: ISI Web of Science, SciELO, Agris, Scopus, entre inúmeras outras.

Com o intuito de atingir seus objetivos, as revistas Acta Scientiarum têm implementado um constante planejamento, visando obter indexação nos principais indexadores de relevância regional, nacional e internacional. Tal planejamento se faz necessários frente às dificuldades encontradas para se indexar uma revista, principalmente aquelas relacionadas aos critérios e avaliações de cada indexador, uma vez que estas exigências  devem ser seguidas pelos periódicos que desejam aumentar este nível de visibilidade, conseguir indexação e  aumentar o fator de impacto. Uma das exigências, por exemplo, que os artigos sejam publicados em língua inglesa.

Outras informações: http://www.uem.br/acta    http://periodicos.uem.br/ojs fone: (44) 3011-4253