Notas

Estão abertas até o dia 6 de agosto, as inscrições para o curso de especialização em Produção Industrial – Sustentabilidade de Processo. Trata-se da primeira pós-graduação lato sensu, oferecida pelo Departamento de Engenharia de Produção - UEM. Podem se inscrever graduados em Engenharia de Produção e áreas afins.

Os interessados devem procurar a secretaria do Departamento, no bloco 19, das 13 às 17h30 e das 19h30 às 22 horas. É preciso entregar a seguinte documentação: fotocópia do diploma, fotocópia do histórico escolar do curso de graduação, fotocópia do CPF , fotocópia da carteira de identidade, duas fotos 3 x 4 recentes, ficha de inscrição. 

 

O resultado da seleção será divulgado no dia 9 de agosto. A matrícula será efetuada de 9 a 13 de agosto. As aulas terão início no dia 13 de agosto. Outras informações pelo telefone 3011-4196, ou pelo link  www.dep.uem.br ou sec-dep@uem.br.

O Grupo PET Economia da Universidade Estadual de Maringá realiza, quinta-feira (8), a conferência A Transparência na Gestão Pública, com ênfase na câmara municipal de Maringá. O ministrante será o vereador de Maringá Mário Verri.

Compromissado com os temas de interesse público, o Grupo PET Economia, através de seu projeto “Curta um Curta”, que começou a fazer parte da agenda do programa em 2010, vem procurando através de curtas metragens semear o pensamento crítico na comunidade acadêmica. Os filmes são apresentados e, em seguida, abre-se um debate.

O evento, nesta semana,  será realizado nas dependências do Auditório do Dacese, a partir das 18h20 com término às 19h30.

 

UEM/ASC
APM – 5/7/10

O Instituto de Estudos Japoneses (IEJ) vai efetuar, de 26 a 30 de julho, as matrículas para as aulas no segundo semestre. O público alvo é a comunidade em geral. O atendimento dos interessados ocorrerá das 14 às 19h30, na secretaria do IEJ, bloco 25, sala 12, câmpus universitário. A taxa de matrícula é de R$ 77,58. Serão cobradas quatro mensalidades de R$ 51,32.

Os candidatos deverão providenciar fotocópia do RG e do CPG e uma foto 3 x 4. Será realizado teste de classificação para as pessoas que já tenham algum conhecimento da língua japonesa e que queiram ingressar no curso. As aulas terão início no dia 2 de agosto. Outras informações poderão ser obtidas na secretaria do IEJ, pelo telefone 3011-4268 ou pelo e-mail sec-iej@uem.br.

A Universidade Estadual de Maringá aceita, até o dia 8 deste mês, inscrições para os cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde, na modalidade de Educação a Distância.

Os cursos são desenvolvidos em convênio com o Ministério da Educação, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). No total são 1.850 vagas, das quais 650 são para curso em Gestão em Saúde, 600 para Gestão Pública e 600 para Gestão Pública Municipal.

Os cursos serão inteiramente gratuitos, com financiamento da UAB.  Não há taxa de inscrição ou de mensalidade e o material didático será entregue aos alunos sem custos aos mesmos. Com carga horária de 480 horas, a duração dos cursos é de 18 meses, com previsão de início para agosto deste ano.

As aulas dos cursos serão ministradas na modalidade de educação a distância, com encontros e provas presenciais nos Polos de Apoio Presencial da UEM, escolhido pelo candidato no ato da inscrição e efetivação da matrícula. Informações detalhadas pelo site www.nead.uem.br. Para se inscrever acesse www.daa.uem.br/pos          

 

A Adecon - Empresa Junior de Consultoria, da Universidade Estadual de Maringá, teve dois cases aprovados no Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej), que será realizado na Costa do Sauípe, Bahia, entre os dias 4 e 8 de agosto.

Na categoria Projeto Externo, o case aprovado foi O impacto do layout na agilidade dos processos. E na categoria Modelo de Gestão o grupo conseguiu a aprovação do case Como gerar valor e alavancar resultados por meio do Modelo de Excelência em Gestão.

Mais detalhes sobre a conquista da Consultoria e sobre os trabalhos aprovados podem ser obtidos no site www.adecon.uem.br  ou pelo telefone (44) 3011-4361.

O Coro de Câmara e o Coro do Laboratório de Regência da UEM participarão como Coros-Laboratório do Curso de Regência Coral, que faz parte do 30º Festival de Música de Londrina. O evento será realizado na Universidade Estadual de Londrina entre os dias 6 e 11 deste mês. A participação dos coros da UEM se dará  nos dias 8 e 9.

O Curso de Regência Coral visa o aprimoramento de regentes, alunos de regência e coralistas nos aspectos técnicos e interpretativos da regência coral, trazendo sempre novas abordagens musicais e artísticas e a experiência musical do profissional que ministra o curso.

A professora Lucy Schmiti, coordenadora dos Corais da Casa da Música da UEL e que já ministrou palestras e master classes para os acadêmicos do Curso de Música da UEM, fez o convite para que os dois coros da UEM. Durante os dois dias eles irão trabalhar com um dos maiores nomes da Regência Coral no mundo, a maestrina venezuelana Maria Guinand.

Ela é diretora artística da Schola Cantorum da Venezuela e atua como regente coral em vários projetos pela América Latina, Europa, Estados Unidos e Ásia. Renomada como uma autêntica intérprete da música coral Latino Americana dos séculos 20 e 21, tem recebido diversos prêmios internacionais por seu trabalho.

O repertório musical preparado pelos Coros da UEM para esse curso é formado de músicas compostas para coro a cappella, ou seja, sem acompanhamento instrumental. São elas: “Sabiá, coração de uma viola” do compositor brasileiro Aylton Escobar, “Pater Noster” do venezuelano Alberto Grau e “Salmo 115” do argentino Roberto Caamaño.

A preparação dos corais foi realizada pela maestrina Andréia Anhezini, professora do curso de Regência Coral e coordenadora do Projeto de Extensão “Corais do Departamento de Música da UEM”.

A maestrina destaca que essa é a primeira vez que surge um convite para que as equipes dos Departamentos de Música das duas Universidades trabalhem juntas, firmando, assim, “ uma importante parceria que certamente estreita laços profissionais e acadêmicos, frutificando novos caminhos para todos os que dela participam”.