Notas

Estão abertas as inscrições para a 5º edição do Flisol — Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre, realizado no dia 24 de abril simultaneamente em toda a América Latina. A cidade de Maringá entra neste circuito pela sexta vez. Este ano, o evento será no auditório Ney Marques, na UEM.

A instalação é feita de forma gratuita por pessoas tecnicamente preparadas para tal procedimento. Aplicativos livres também são instalados nos computadores, independendo do sistema operacional, sendo observadas a compatibilidade do aplicativo com o sistema em questão.   

 O FLISOL visa estreitar o contato de usuários de computador com o mundo do Software Livre e serve para que as pessoas conheçam outros usuários, troquem dúvidas/sugestões, ou seja, promove um intercâmbio bastante sadio entre os participantes do evento.  

Estão programadas diversas palestras, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos ao longo do dia. Na abertura, o egresso em Ciência da Computação pela UEM e membro da comunidade Ubuntu (www.ubuntu-br.org), André Noel, fala sobre o que é Software Livre.

As incrições devem ser feitas pelo site http://jacaranda.din.uem.br/flisol  

 

 

  Diferentes profissionais apresentarão seus pontos de vista sobre o projeto de lei que visa a regulamentar a profissão de medicina, durante a mesa redonda “Ato Médico”, que será realizada nesta quarta-feira (7), às 19h30m no anfiteatro Ney Marques, câmpus da Universidade Estadual de Maringá. Entre os enfoques a serem abordados estão as mudanças que o projeto de lei terá na atuação dos demais profissionais da saúde, na vida do usuário e no sistema de saúde pública. Participarão da mesa a professora Ângela Caniato, do curso de mestrado em Psicologia da UEM; a professora Maria José Scochi, do Departamento de Enfermagem da UEM; o advogado e presidente do Partido Verde em Maringá, Alberto Abraão Vagner da Rocha; e o professor Roberto Esteves, do Departamento de Medicina da UEM. A realização do evento é dos centros acadêmicos de enfermagem, psicologia e farmácia da Universidade Estadual de Maringá. Outras informações pelo telefone 9966-5482, com Hector.  

O Departamento de Música da UEM, em parceria com a Diretoria de Cultura, promove o projeto de extensão Música no Bloco, com apresentações às quintas-feiras, ao meio dia, no Bloco 8, sala 8.

Além de oferecer uma opção cultural de qualidade, a proposta do projeto ainda beneficia os acadêmicos da graduação em Música que podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula. O horário alternativo atende acadêmicos e servidores e pessoas da comunidade externa que contam com uma programação diferente na hora do almoço. 

A próxima apresentação será no dia 15 com Leonel Vieira ao violino, acompanhado da Rafaela Fernandes e Israel Reis, no canto e piano, respectivamente. Informações no pelo telefone (44) 3261-4092.

Primeiros Socorros é o tema do curso que será realizado no dia 22 de maio, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, no bloco H-35. A iniciativa é do setor de Garantia de Qualidade do Laboratório de Produção de Medicamentos da UEM (Lepemc).

O aluno deverá pagar a inscrição via boleto, através da homepage www.uem.br. Na página, o candidato deve clicar em Guia de Recolhimento e preencher o formulário com o código 2390. Em seguida, precisa levar o comprovante de pagamento à secretaria da UPM-LEPEMC, que fica no bloco P-2. Informações pelo ramal 4119.

No cenário contemporâneo, a ciência revela-se como técnica, como religião, como força produtiva no mercado globalizado: desvela-se como tecnociência. A universidade repercute essas transformações. Para discutir essas questões, o Departamento de Psicologia da UEM oferece, nas quintas-feiras do mês de abril, o curso de extensão Universidade Tecnociência e Ética. Os interessados devem se inscrever de segunda a quarta-feira da semana que vem, 5 a 7 de abril.

O objetivo é apresentar fundamentos filosóficos, religiosos e sociológicos da tecnociência contemporânea, destacando a urgência de uma ética capaz de conciliar a ética do conhecimento com a ética da responsabilidade.

A proposta é dirigida a estudantes de graduação, pós-graduação e docentes. Entre os temas a serem discutidos estão a Filosofia da Tecnociência Prometéica e Fáustica, no dia 8 de abril; Neognosticismo Fáustico e o Fim do Corpo, no dia 15; Tecnociência e Sociedade: ethos ecadêmico e empresarial da ciência, no dia 22; e Tecnociência e Ética: conhecimento e responsabilidade, no dia 29. 

O ministrante será o professor José Antônio Damásio Abib (UFSCar). As aulas serão na sala de Vídeo do Departamento de Psicologia (DPI), localizado no bloco 118, das 14 às 17 horas.

 na secretaria do Departamento de Psicologia, que fica no bloco 118, sala 4. O telefone de contato é o (44) 3011-4291 e o e-mail para informações o sec-dpi@uem.br.