Notas

O Cursinho Pré-Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Centro de Vida Independente (CVI), entidade que funciona no câmpus da Universidade, vão promover a conferência Direitos Humanos e Ações Afirmativas para Pessoas com Deficiência. O evento vem marcar a iniciativa do Cursinho de adotar cotas destinadas a cegos e pessoas com baixa visão. Estes alunos terão apostilas ampliadas e em Braile.

O palestrante será o procurador regional do Ministério Público da 9a Região, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca. Ele é especialista e mestre em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade de São Paulo e doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Colaborou com a delegação brasileira para a redação da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, no grupo de trabalho ad hoc da Assembléia Geral, em 2006, em Nova Iorque. E é autor do livro O Trabalho da Pessoa com Deficiência e a Lapidação dos Direitos Humanos, lançado pela editora Ltr.

A Conferência será realizada no Anfiteatro Ney Marques, no câmpus da UEM, no dia 8, às 19 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feita no site www.cursinho.uem.br. Os participantes receberão certificado de evento de extensão da UEM também gratuito. Informações pelo telefone (44) 3261-4210 e  3263-8310.

 

Projetos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram contemplados com recursos do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), da Fundação Araucária, a agência que visa fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná.

Os recursos que serão liberados foram disponibilizados na Chamada 08/2007, do Pronex. Um projeto da Universidade Federal do Paraná foi beneficiado com os recursos e, na UEM, o Pronex contemplou três projetos: Propriedades Funcionais dos Cogumelos Comestíveis e Medicinais, do professor Adelar Bracht, do Departamento de Bioquímica; Núcelo de Excelência em Óptica Avançada para a Caracterização e Padornização de Novos Fitofármacos e biomateriais, do professor Mauro Luciano Baesso, do Departamento de Física; Aspectos Fitotécnicos e Melhoramento Genético de Milhos Especiais: pipoca, doce, minimilho e forrageiro, do professor Carlos Alberto Scapim, do Departamento de Agronomia.

  

Dois eventos na área de História serão realizados na Universidade Estadual de Maringá (UEM), de 23 a 26 de setembro: a XIV Semana de História da UEM e o IV Fórum de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em História.

As atividades s
erão realizadas na UEM. O objetivo é promover o intercâmbio técnico-científico e debates teóricos e metodológicos sobre a produção científica no campo da história e da produção historiográfica brasileira.

As conferências e mesas-redondas serão realizadas no Auditório da Associação dos Docentes da UEM (Aduem) e as apresentações de trabalhos e oficinas nas salas de aulas do Departamento de História (DHI) e do Programa de Pós-Graduação em História da UEM, que promovem os eventos.

A solenidade de abertura será às 19 horas, na Aduem.
As i
nscrições de trabalhos e para as oficinas podem ser feitas até o dia 25 de agosto. Outras informações pelo site www.dhi.uem.br/semanadehistoria, pelos telefones (44) 3261-4328 e 3261-4895.

Terminou, ontem (28), o Festival de Piano de Maringá, promovido pelo Departamento de Música da UEM. A cerimônia de abertura lotou o Auditório do bloco 8, no campus universitário. A abertura do festival contou com a participação do vice-reitor da UEM, Mario Luiz Neves de Azevedo, do Chefe de Gabinete da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Wania Rezende Silva e a Secretária de Cultura do Município, Flor Duarte.

Na avaliação da coordenadora do festival, a professora do DMU, Priscila Gambary Freire, “o resultado foi muito positivo, conseguimos atingir os objetivos pedagógicos e econômicos”. Segundo Priscila, os depoimentos dos alunos de fora que se apresentaram no festival, foram enriquecedores. Para eles, esta oportunidade foi um marco em suas carreiras de músicos. Todas as vagas oferecidas foram preenchidas e os recitais tiveram públicos superando a expectativa, diz Priscila.

No evento, aconteceram quatro recitais. O primeiro foi do professor Ney Fialkow (UFRGS), no Teatro Luzamor. Na sexta-feira (25), no Auditório do bloco 8 da UEM, os recitais reuniram o aluno de Bacharelado em piano da Universidade Federal da Bahia, João Alberto Melo; e os alunos da Unicamp Rubia Victoria e Mauro Anastacio. No sábado (26), os recitais foram com o aluno de Bacharelado em Piano da USP/SP, Felipe Baliero, e Paulo Meirelles, aluno da USP/Ribeirão Preto. O evento foi encerrado ontem, às 20 horas, com recital dos alunos da UEM. A iniciativa do Festival de Piano foi meio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, por meio do Departamento de Música da UEM, junto com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Escola de Música e contou, ainda, com a parceria da Secretaria de Cultura do Município.

Nesta quinta-feira (31), o Cinuem exibe o documentário  Do Luto à Luta: um novo olhar sobre a Síndrome de Down, dirigido por Evaldo marcazel, em 2005.  Os comentários serão coordenados pela professora Nerli Nonato Mori, do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

As exibições do Cinuem são sempre às 18h30, no Auditório do Ney Marques. Outras informações: www.uem.br/cinuem.